INSS: Comissão aprova fim do fator previdenciário.

A Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados aprovou projeto que acaba com o fator previdenciário no cálculo de aposentadorias concedidas pelo INSS. O projeto já foi aprovado no Senado. Agora será analisado pela Comissão de Finanças e Tributação.

Fator previdenciário é um sistema de cálculo que visa diminuir o valor das aposentadorias e pensões e é calculado pelo tempo de contribuição ao INSS, pela idade do trabalhador e pela expectativa de vida do contribuinte. Ou seja, se o brasileiro vive mais, o aposentado ganha menos. Uma lógica perversa urdida por atuários e economistas. Aguarda-se que o Presidente Lula tenha sensibilidade ao analisar essa questão, quando ela for aprovada. A fonte de recursos para o pagamento é a contribuição previdenciária dos trabalhadores brasileiros. O fim do fator previdenciário irá dinamizar a economia brasileira, aumentando o poder de compra de milhões de aposentados e pensionistas.

A notícia pode ser conferida em http://tinyurl.com/4w6k52 .

Technorati : , , , , , , ,
Flickr : , , , , , , ,

About these ads
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

  • Roberto Ethur Gorski  On 13 -outubro- 2008 at 11:42 am

    Acho uma falta de sensibilidade de nossos governantes, que estão lá para defender os direitos da população que o elegeram.
    Não é justo o contribuinte pagar uma vida previdencia para poder usufruir de uma aposentaria digna, de pelo menos poder pagar suas contas fixas para poder sobreviver nesse país ingrato com sua população trabalhadora que sustenta os politicos de uma nação. É uma vergonha, eles vão para o poder para defender os seus direitos particulares, os valores que servem nos seus bolsos, e os seus eleitores que se vire da maneira que puder. Isso tem que ser moralizado, dêem uma aposentaria digna a seu povo que está desacretidado….

  • Cácia Marguit Guntze  On 22 -outubro- 2008 at 9:28 am

    Estou acompanhando as votações do fim do fator Previdenciário, mas em nenhum texto divulgado fala do que se trata realmente o projeto, sabe-se que mudará o cálculo do benifício, que é ótimo, mas o que virá amarrado a esta mudança, qual serão as outras condições para se pleitear uma aposentadoria, como tempo de contribuição e idade do trabalhador, alguém poderia me dar esta informação.

  • Maria Schirley Basto  On 22 -outubro- 2008 at 11:19 am

    Espero que o Exmo Sr. Presidente da República se lembre de quando era um sindicalista e brigava pela redução de carga horária dos trabalhadores e assim por a mão na conciência e se concientizar que o mínimo que ele pode fazer pela maioria dos pobres é aprovar o fim do fator previdenciário, pois além de tudo, estas pessoas que se aposentam voltam a trabalhar e continuam a contribuir para a previdencia e consequentemente contribuindo com a economia do nosso país.Agora, não pode Ele querer complicar mais ainda a vida dos trabalhadores amarrando a esta medida outros fatores que desconhecemos. Esperamos que seja apenas o fim do fator previdenciário.

  • Eduardo Vasconcelos  On 29 -outubro- 2008 at 9:34 am

    Espero sinceramente que o congresso venha aprovar essa lei que virá corrigir essa situação absurda e injusta contra essa classe já tão sofrida.
    Conto com o bom senso dos sr. deputados e por que não dizer da inteligência dos mesmos, até por questão de sobrevivência política, pois não irão esses parlamentares acharem que não terão o repúdio virulento da classe trabalhadora brasileira. Era bom pensar que em cada cidadão a aposentar tem um contigente enorme de pessoas, aliás era bom saber que somos parte importante dos formadores de opinião, na família – com nossos filhos, netos e amigos.
    Sr. presidente Lula, ao o elegermos nos todos nos baseamos nos seus ideais, agora na hora H vê e se cuide para não se tornar um traíra da sociedade, não esqueceremos da sua promessa de não vetar essa proposta digna do senador petista Paulo Paim.

  • nilo deiwan serafim  On 1 -dezembro- 2008 at 3:30 pm

    Tenho a impressão que nossos governantes quando criaram o fator previdenciario, o outro, distribuindo bolsa familia e cesta básica, para mim, significa que CRIAM DIFICULDADES E DEPOIS VENDEREM MUITO CARA AS FACILIDADES, e povo sempre agradecendo.

  • antonio cezar pereira de andrade  On 12 -dezembro- 2008 at 9:58 pm

    O fator previdenciario é um assalto companheiros, agora e esse tal de fator 95/85 me parece que ele é bem pior do o FP.

  • Paulo Xavier  On 18 -dezembro- 2008 at 10:57 am

    Tenho 55 anos de idade e 36 de previdencia, caso me aposente hoje com esse FP em vigor, o valor da minha aposentadoria seria 49% do meu salário atual, portanto um assalto à minha dignidade e um desrespeito a quem tanto contribuiu para o progresso deste país. Só me resta esperar, pois ainda confio nos políticos do meu Brasil.

  • Edna Ramos  On 26 -dezembro- 2008 at 6:34 pm

    Fator previdenciário (uma aberração).Fere a dignidade de qualquer contribuinte. Adotado para proteger as reservas para pagamento da aposentadoria,mira o tempo em que iremos usufluir da aposentadoria. No entanto, pela regra atual, a aposentadoria por tempo de contribuição a conta já é feita pelo 80% .dos maiores salarios de contribuição, e sobre este valor ainda é aplicado do FP. E se não vivermos até lá? (segundo indices do IBGE.Com quem fica os créditos?

  • IDO KALTNER  On 27 -dezembro- 2008 at 4:14 pm

    Na verdade essa “conquista” que todos aguardamos, pode ser na verdade um presente de grego, um verdadeiro CAVALO DE TRÓIA que vem embutido no pacote, consistente na alteração do limite de idade, que, se, elevado para 60 anos para homem, e 55 para mulher, dificilmente alguem conseguirá se aposentar bem, pois o projeto de lei leva em conta a média aritmética simples dos ultimos 36 salários, sem levar em conta todo período contributivo. Dificilmente alguem chega nessa idade, EMPREGADO, e contribuindo sobre o teto máximo.

    Ademais, o projeto inicial, não aponta qualquer limite de idade, mas o governo quer em troca essa condição, alteração do limite de idade. Hoje, ouvi na TV SENADO, o Senador Paulo Paim, autor do projeto, falando naturalmente sobre a “troca” do fator previdenciário, pela alteração do limite de idade. No entanto essa alteração do limite de idade, só pode ser implementada por EMENDA CONSTITUCIONAL.

    Fiquemos então na expectativa, principalmente aqueles que faltam alguns meses para se aposentarem, porque se isso ocorrer, alteração do limite de idade, vocês terão que contribuir até os 60 anos de idade (homem) ou mais, porque pelo aumento da expectativa de vida divulgada, o sonho do governo é aumentar esse limite para 65 anos homem e 60 mulher. Aí ninguem aposenta mais!

    O fator previdenciário deve ser eliminado, mas não as custas do aumento do limite de idade ou contribuição, mas sim por intermédio de outras fontes de custeio.

  • Edmilson Fernandes Vieira  On 6 -janeiro- 2009 at 10:23 pm

    O fim do fator previdenciário faz justiça a todos os brasileiros. Parabéns Paulo Paim, depemos aprenas do bom censo de nossos deputados Federais e nosso LULA. Precisamos confiar.

  • Maria do Carmo Gonçalves da Silva  On 9 -janeiro- 2009 at 2:11 pm

    Será que em 2009 será votado e elimonado o fim do fator previdenciário? Porque assuntos tão importantes para o contribuinte ficam para segundo plano, e os que trazem benefícios para esses parlamentares que já usufruem de regalias sem precedentes, sempre estão à frente com suas reivindicações e, sempre agindo na calada da noite para ludibriar o contribuinte! ATÉ QUANDO!!!!!!!!!!!!!!

  • Emidio  On 10 -janeiro- 2009 at 2:16 pm

    O projeto para o fim do fator previdenciario do Senador Paulo Paim, em seu texto, modifica o artigo da lei 8.213/91 e nada fala sobre qualquer outra condição. O que seria o certo e iria em favor dos trabalhadores que lutam por 35 anos da vida para se aposentarem com no máximo R$ 3.000,00 por mês.
    Contudo os deputados Governistas Petistas é que estão querendo incluir mecanismo para “encaixar” uma contrapartida, que seria a tal idade mínima para se aposentar e que iniciaria agora em 2009 em 51 anos de idade e vai subindo para 53, 55 e até 60 anos no mínimo para se aposentar integral.

    Ou seja: não vai sair de graça.

  • Nelson da silva oliveira  On 25 -janeiro- 2009 at 7:15 am

    Tenho 39 anos, trabalhei engunto pequeno na roça, regitrei minha carteira aos 13 anos de idade,e trabalho com eletricidade desde 1988.
    quando fui inscrito no inss era sabido que iria aposentar com 25 anos de contribuição e sem limite de idade,no entanto hoje acabaram com minha aposentadoria especial e ainda irão aplicar o fator previdenciario.
    agora eu pergunto nós vivemos em um estado de direito?

  • Jose Marques  On 2 -fevereiro- 2009 at 4:07 pm

    Quero parabenizar o Deputado Paulo Paim do PT pela sensibilidade em apresentar um projeto tão humanitário como este. Não o conheço pessoalmente, mas tenho certeza que é um homem íntegro e temente a Deus e está cumprindo seu papel, pois todos vamos prestar contas do bem e do mal que fizermos aqui neste mundo.Esperamos como cidadãos que o PT volta às suas origens, ou seja, defender em primeiro lugar o interesse do povo o qual o elegeu.

  • zoraide  On 10 -fevereiro- 2009 at 8:52 pm

    ENQUANTO OS HONRADOS E VERDADEIROS CONSTRUTORES DE NOSSA PÁTRIA,AO FIM DE UMA JORNADA LABORIANTE,AGUARDA PELA TÃO ESPERADA APOSENTADORIA DIGNA E QUE HOJE POR ESSA LEI TÃO SUJA QUE É O FATOR PREVIDENCIÁRIO, HERANÇA DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO QUE SÓ É PARA FERRAR O TRABALHADOR, ALGUNS DE NOSSOS GOVENANTES QUE INCLUSIVE UM DELES FOI ELEITO PARA COIBIR ROUBOS E FALCATRUAS DE SEUS COMPANHEIROS,AO TER SUA VIDA POLITICA ANALIZADA, ACABOU SENDO DESCOBERTO QUE ESSE TAL É NADA MAIS NADA MENOS UM DOS 40 LADRÕES E PROPRIETÁRIO DE UM CASTELO DE ALTÍSSIMO VALOR, COMO PODE UM POLÍTICO GANHAR COMO SALÁRIO R$12 MIL REAIS E TER CONDIÇÕES DE CONSTRUIR UM CASTELO DESSE?ENQUANTO NÓS QUE TRABALHAMOS DURO, QUANDO CHEGA A HORA DE APOSENTAR O INSS VEM COM UMA MERRECA QUE MAL DÁ PRA PAGAR CONTAS FIXAS COMO ÁGUA LUZ E TELEFONE SEM CONTAR QUEM PAGA ALUGUEL. GENTE É SÓ AQUI NO BRASIL MESMO! QUANDO NOSSOS POLITICOS IRÃO TOMAR VERGONHA NA CARA E REVERTER ESSE QUADRO. “AS ELEIÇÕES VEM AÍ,VAMOS LEMBRAR DE TODOS VOCES. E NÃO VOTAR EM NINGUEM. NÃO HA NEM COMO QUALIFICAR ESSES POLÍTICOS. MAS E OS POLÍTICOS QUE SE JULGAM HONESTOS, PORQUE NÃO AGEM CONTRA ISSO TUDO? COMO DIZIA O SR BORIS CASOI “ISSO É UMA VERGONHA” QUE DEUS TODO PODEROSO PESE A SUA MÃO SOBRE CADA UM DESSES POLITICOS QUE SÓ QUEREM O MAL AOS TRABALHADORES.

  • Geraldo  On 10 -fevereiro- 2009 at 9:11 pm

    SENADOR PAULO PAIN (pt) QUANDO TERÁ FIM O FATOR PREVIDENCIÁRIO? OU O SR. VAI DEIXAR PARA QUANDO SE APROXIMAR DA CAMPANHA PÓLÍTICA E AÍ DAR MAIOR ENFASE SOBRE O ASSUNTO E USANDO ISSO COMO INSTRUMENTO PARA VOSSA ELEIÇÃO. DEIXANDO OS NOSSOS DIGNOS TRABALHADORES NA EXPECTATIVA DE TER UMA APOSENTADORIA COM SALÁRIOS MAIS JUSTOS. PELO AMOR DE DEUS, PORQUE NÃO RESOLVEM ISSO LOGO? E ACABEM COM NOSSA ANGÚSTIA.

  • Roberto  On 18 -fevereiro- 2009 at 8:15 pm

    Os senadores podem se aposentar após um mandanto (8 anos). Deputados e vereadores também podm se aposentar após 2 mandatos (8 anos). Ambos com altos salários. Pergunto é justo? É justo se trabalhar 35 anos se pagando pelo teto e depois se aposentar com redutor? Que pais é este? Senhores parlamentares, o povo clama por uma aposentadoria justa, que dê dignidade a quem a vida toda ajudou a construir este Brasil e principalmente sustentou a classe política. Não está na hora dos nobres parlamentares honrarem os votos que receberam de milhares de brasileiros crédulos de que estariam bem representados?

  • Daniel  On 20 -fevereiro- 2009 at 3:59 pm

    Vamo la pessoal, os Senhores que podem decidir, retirem esse fator previdenciário que inventaram só para prejudicar os trabalhadores e aposentados, Perspectiva de vida? e o dinheiro que foi para os cofres da previdencia? Temos que separar, quem contribui e quem não contribui e recebe da previdencia, dinheiro do contribuinte, tem que separar as coisas. O Setor social do governo que se vire pra pagar quem não contribuiu, assim sobrará dinheiro com certesa, mais não fassam cortesia com o chapél alheio.Temos que solicitar tudo o que foi tirado anteriormente da previdencia, dinheiro para pontes,cidade, etc…

    Ou incentivar o jovem a pagar previdencia privada, simplesmente isso.porque assim não da para ser feliz.

    20.02.2009.

  • Nilo Cesar  On 22 -fevereiro- 2009 at 10:17 am

    Sou engenheiro civil, trabalhei toda a minha vida no campo o que me rendeu vários canceres de pele. Me aposentei legalmente em outubro de 2007, por tempo de contribuição, após contribuir para o INSS toda a vida pagando o valor máximo permitido na lei. Aí o maldito fator previdenciário “garfou” quase 40% de minha aposentadoria. Espero sinceramente que os deputados e o presidente tenham a sensibilidade suficiente para corrigir esta grande injustiça com milhares de aposentados no país.

  • Celso Ferreira  On 26 -fevereiro- 2009 at 5:13 pm

    Pessoal

    Que pouca vergonha, olha esta matéria abaixo e verifica quanto tempo estes péssimos parlamentares (com exceção de aluguns), estão nos embromando para aprovar o Fator Previdênciário.
    Vamos ficar atentos nas próximas eleições , com estes maus elementos.

    24/04/2006 – 15h35
    Projeto que extingue fator previdenciário vai para Câmara na sexta
    Publicidade
    KAREN CAMACHO
    da Folha Online

    O projeto do senador Paulo Paim (PT-RS) que extingue o fator previdenciário nos cálculos das aposentadorias deve seguir para a Câmara dos Deputados na próxima sexta-feira. Um dia antes, termina o prazo para que os senadores apresentem recurso ou emendas à proposta do petista, que foi aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado no dia 9 de março deste ano.

  • josé cândido souto neto  On 4 -março- 2009 at 11:16 am

    Como disse o nosso colega acima (Celso Ferreira), Que pouca vergonha, olha esta matéria abaixo e verifica quanto tempo estes péssimos parlamentares (com exceção de alguns), estão nos embromando para aprovar o Fator Previdenciário.
    Lembro ao colega que estou atento desde as duas últimas eleições, pois anulei e anularei os votos destes péssimos parlamentares, em forma de protesto e acho que todos deveriam fazer o mesmo, pois só trabalham em causa própria (exceto a minoria). Lembro ainda que deveria estender tal processo (fator previdenciário) para todos os parlamentares e demais privilegiadas, pois não é justo que o trabalhador Brasileiro pague sozinho a conta. Certamente ao criar tal procedimento e igualar a forma de aplicação, pode ter certeza que as mudanças aconteceriam em um toque de mágica.

  • Roberto  On 4 -março- 2009 at 3:29 pm

    Os parlamentares alegam que, por exemplo, o contribuinte Liberal, Facultativo, etc., pode recolher um valor menor por anos e quando estivessem faltando 3 anos para completar seu tempo de contribuição, passaria a recolher pelo teto. Isso tudo é uma grande idiotice e “conversa fiada” para protelar a aprovação, pois sempre existiram regras como tabela progessiva de contribuição. Ninguém poderia sair diretamente de 1 para 10 salários de contribuição a seu bel prazer. Só criar regra justa gradativa ou seja, para receber o teto máximo com a idade mínima de 53 anos e 30/35 anos ou mais de contribuição, deverá ter contribuido com um mímino de 120 meses no teto máximo. Realmente, podemos fazer um abaixo assinado ou exigir que se faça um Plebicíto Público, para alterar as aposentadorias dos Senhores Parlamentares que poderia consistir em um mínimo de 4 mandatos, equivalente a 32 anos trabalhados, embora não seja o caso da grande maioria, inclusão do fator previdenciário nas mesmas condições do trabalhadores atuais e redução de 50% dos vencimentos para as pensionistas ou beneficiários em geral e com limitação de tempo máximo de recebimento de 10 anos.

    E cadeia a todos aqueles que construiram Castelos, Mansões, Empresas e Patrimônios não compativeis com seus rendimentos. Afinal, muitos trabalhadores caem na “malha fina” do IR por declararem errôneamente suas receitas e despesas e os valores nesses casos, diante dos absurdos cometidos pelos “Representantes do Povo”, creio não chegarem a “dinheiro de troco”.

    Está na hora do Povo aprender a cobrar seus direitos. Parlamentares deveriam de ser, na íntegra, nossos representantes, pois DEMOCRACIA é o Poder que emana do Povo. Quando não estão atendendo aos ansejos do Povo que os elegeu, poderíamos substituí-los por justa insatisfação!

    Seus, salve o Brasil e o seu Povo.

  • ANA REGINA LORENZON  On 4 -março- 2009 at 10:48 pm

    paguei 31 anos 7 deles no carnet sobre 5 salarios minimos estou escrita desde 1977 na previdencia social me aposentaram em 2008 com 2 salarios que com aumento do sario minimo nao alcança.EU acho que deveriam ver se a pessoa pagou mesmo e sobre quanto pagou pois por idade nem todos pagam o suficiente me sinto roubada mesmo nao tendo 60 anos pagando o que paguei o fator previdenciario e um roubo.politico tem varias aposentadoria e beneficios nos nao temos nem chance pelo menos de receber o suficiente para viver.se nao tivesse o fator previdenciario nao seria ruim,daria para sobreviver

  • Elmir Soares  On 10 -março- 2009 at 11:36 pm

    Tenho 55 anos, contribuo para o inss há 36 anos, inclusive, contribuí sobre o teto de 20 salários. Nos ultimos anos participo com o teto. Entrei com o pedido por tempo de contribuição, para minha surpresa, vou receber R$ 1530,00 por mês, ou seja,o mensalão está garfando mais de 50%. Se fizesse uma poupança com essas contribuições, certamente teria mais lucro e estaria feliz…

  • Joana  On 12 -março- 2009 at 1:53 pm

    Concordo com a posição dos amigos. Vamos cobrar aposentadorias nos mesmos moldes aos parlamentares.

  • João Batista Pegorari  On 16 -março- 2009 at 11:51 am

    Em 2010 teremos eleições, essa e a hora de ver quem está do nosso lado.
    Vamos colocar fim no roubo legalizado, onde as vitímas são os aposentados e pessoas que contribuem com INSS.
    Enquanto os politicos aumentam seus salarios cada vez mais, os tabalhadores perdem a esperança e vontade de viver.

  • Alexandre Mansur Barbosa  On 20 -março- 2009 at 12:42 pm

    Enquanto o Senado Federal distribui aos seus funcionários mais de 6 milhões em horas extras no mês de férias, quantia suficiente para construir 300 casas populares, além de outros escândalos que vemos
    semanalmente com a malversação do uso do dinheiro público, aposentados e pessoas prestes a aposentar pelo INSS ficam prejudicadas por reajustes abaixo do índice do salário mínimo e da aplicação deste famigerado Fator Previdenciário, obrigando que estas pessoas continuem trabalhando para seu sustento.
    É preciso que haja um único sistema previdenciário que contemple iniciativa privada e funcionalismo público. Realmente o Brasil é Um País de POUCOS.

  • CristinaNogueira  On 21 -março- 2009 at 1:09 pm

    Eu gostaria de saber se, caso o fator previdenciário seja extinto dentro da regra 85/95 em um futuro próximo, ele se aplicará às aposentadorias que acontecerem no próximo mês de abril de 2009. Eu contribuo há 33 anos e completo 57 anos em abril. Não posso mais esperar pela decisão da câmara, que já se alongou por um ano, e provavelmente a volta do projeto ao senado, devido às modificações. Por favor me esclareça essa dúvida. Atenciosamente, Cristina

  • Raimundo Nonato Vasconcelos  On 21 -março- 2009 at 7:37 pm

    Onde estão os meios de comunicação,que não divulgam estas injustiças que adotam contra os trabalhadores?
    Os reporteres ficam fazendo aqueles comentários BESTAS na TV e o que realmente precisa ser dito eles não falam!
    E os políticos? Que ficam trocando acusações ao invés de representar o povo!
    Enquanto o trabalhador não tomar uma atitude drástica nada vai mudar!
    Eu desisto! Que nação de M!

  • Tania Reboucas  On 8 -abril- 2009 at 10:18 pm

    ACORDA PAULO PAIM…ESTAO INVENTANDO UMA FORMULA PIOR QUE O FATOR PREVIDENCIARIO ! FERNANDO HENRIQUE IMPLANTOU.. E VOCE? VAI PIORAR A SITUACAO DOS APOSENTADOS DA INICIATIVA PRIVADA??? PORQUE NAO CONVOCA OS SINDICATOS? PORQUE NAO DIVULGA UMA LISTA DE NOMES DOS QUE QUE DESEJAM ESSA SOLUCAO?

    É UMA VERGONHA NACIONAL !

  • Everaldo Pereira  On 10 -abril- 2009 at 2:05 pm

    ATENÇÃO!APOSENTADORIA ESTE BENEFÍCIO SERÁ PARA TODOS.
    Urgente Assine Aposentadoria:Aprivação PL nº 3299/08-Fim do Fator Previdenciário
    Abaixo assinado online para aprovação do Projeto de Lei nº 3299/08 de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS que extingue o Fator Previdência da aposentadoria e encontra-se na Câmara dos Deputados para votação.
    Click no endereço abaixo

    http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/4071

  • Everaldo Pereira  On 10 -abril- 2009 at 2:06 pm

    ATENÇÃO!APOSENTADORIA ESTE BENEFÍCIO SERÁ PARA TODOS.
    Urgente Assine Aposentadoria:Aprivação PL nº 3299/08-Fim do Fator Previdenciário

    Abaixo assinado online para aprovação do Projeto de Lei nº 3299/08 de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS que extingue o Fator Previdência da aposentadoria e encontra-se na Câmara dos Deputados para votação.

    Click no endereço abaixo

    http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/4071

    O Projeto de Lei nº 3299/08 de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que prevê o fim do fator previdenciário, já aprovado no Senado e, agora tramitando na Câmara, corrigirá a injustiça cometida contra os trabalhadores, restaurando seus direitos. O novo texto pretende resgatar os critérios anteriores de cálculos dos benefícios previdenciários

    O fator previdenciário é um índice usado para calcular o valor do benefício da aposentadoria. O fator leva em conta a idade do trabalhador, o tempo de contribuição e a expectativa de sobrevida no momento de aposentadoria. Isso interfere reduzindo ainda mais o benefício sempre que a expectativa de vida cresce que segundo dados do IBGE hoje é de 72,7 anos.

    Na aposentadoria por tempo de contribuição – 30 anos para mulheres e 35 para os homens -, o fator funciona como um redutor do benefício, chegando a diminuir o valor em mais de 40%.

    Enquanto isso, os ministros do STF determinaram que dívidas previdenciárias prescreverão após cinco anos, e não mais em 10 anos, como estipulavam os artigos 45 e 46 da Lei 8.212. Esse perdão de cinco anos aos devedores da Previdência resultará em um prejuízo de R$ 83 bilhões aos cofres públicos, beneficia e não pune os grandes sonegadores do INSS prejudicando o pagamento a aposentados.

    CIDADANIA JÁ!

  • NILSON SIRIO  On 16 -abril- 2009 at 12:41 am

    FERNANDO HENRIQUE CARDOSO É LEMBRADO NO PAÍS PELA CRIAÇÃO DE LEIS QUE TROUXERAJM ENORMES PREJUIZOS AOS APOSENTADOS, PORÉM, NÓS TRABALHADOIRES BRASILEIROS SABIAMOS QUE NADA DE BOM PODERÍAMOS ESPERAR DAQUELE GOVERNO.
    E LULA JUNTO COM O PT, QUE TERIAM A OBRIGAÇÃO DE REVERTER ESTE QUADRO? NADA FIZERAM TAMBÉM.
    LULA SERÁ LEMBRADO COMO O PRESIDENTE QUE MANTEVE OS APOSENTADOS NA SITUAÇÃO DIFICIL QUE VIVEM NO PAÍS, SOB A ALEGAÇÃO QUE NÃO EXISTEM RECURSOS FINANCEIROS PARA REAJUSTES OU MUDANÇA DA POLÍTICA DE APOOSENTADORIAS NO PAÍS.
    PARA O FMI TEM

  • nivaldo antonio copido  On 17 -abril- 2009 at 5:44 pm

    OS POLITICOS PRECISAM TOMAR VERGONHA NA CARA E SE POR NO LUGAR DO APOSENTADO,QUE SE APOSENTOU DEPOIS DE 35 ANOS DE TRABALHO COM UM SALARIO BAIXO DEVIDO A ESSE FATOR PREVIDENCIARIO QUE REDUZ O SEU SALARIO .

  • pedro valdenir dutra  On 12 -maio- 2009 at 9:50 am

    ENGRAÇADO NÉ, VOCÊ CONTRIBUI DURANTE 35 ANOS E AO SE APOSENTAR, AUTOMATICAMENTE BAIXA 30% DO SEU SALÁRIO, SERÁ QUE COM OS POLITICO TAMBÉM É ESSE O CALCULO?

  • VERA LUCIA SAMPAIO  On 13 -maio- 2009 at 10:55 am

    senhores deputados,ficamos agradecidos se votarem para acabar com este fator previdenciario,que tem nos preudicado tanto,não me aposentei ainda por causa deste fator,nos ajude por favor,desde já muito obrigado e conte conosco.poté-mg

  • Paulo Xavier  On 13 -maio- 2009 at 11:44 am

    Tenho 55 anos de idade e em dezembro completei 35 de serviço, porém continuo trabalhando aguardando a derrubada dessa covardia com o trabalhador brasileiro que se chama FATOR PREVIDENCIARIO.

  • José Assis de Olievira  On 22 -maio- 2009 at 4:51 pm

    Realmente não vejo vantagem nesta proposta dos 95, trabalho desde 1977 com carteira registrada, considerando anos de trabalho áreas insalubre somados hoje ultrapassaria os 35 anos necessários para me aposentar, mas não posso fazer isso devido este fator previdenciário que consome quase a metade do valor da minha aposentadoria caso ela se efetivasse hoje.
    Pelos meus cálculos tanto na regra atual ou na proposta dos 95 eu teria que trabalhar ate os 60 anos para conseguir aposentar com 100% do valor que contribuo que hoje ainda é o teto.
    Com a nova regra quem começar a trabalhar e a contribuir ao 25 anos de idade se aposentaria com 35 anos de contribuição e eu com 48 anos.
    Comecei a trabalhar aos quinze anos a custa de muito sacrifício hoje consigo contribuir com teto para ver se me aposento dignamente sem tirar dinheiro de ninguém, somente aquele que eu venho contribuindo durante todos estes anos, mas isso pode mudar caso minha empresa me dispensa do meu trabalho, caso isso aconteça aos 47 anos talvez não consiga mais me recolocar no mercado de trabalho com mesmo salário ai terei que procurar trabalho informais, pois o mercado não emprega velhos aqui no Brasil e como você sabem só político conseguem salários altos depois dos 50 anos, e ai como ficara a aposentadoria pela média das ultimas contribuições, corro o risco se ainda aprovarem o calculo do benefício pela media dos 36 meses ai sim estaria complicado seu nos últimos três anos daqueles 13 que ainda terei que contribuir o meu salário tiver caído drasticamente.
    Como podemos ver o Fator Previdenciário ou a formula dos 95 as duas é enrrolção para o trabalhador.

  • Valter Senello  On 24 -maio- 2009 at 8:39 pm

    É meus amigos e sofridos trabalhadores,que querem se aposentar.Nossos politicos estão nos enrolando de novo,era para ser votado o fim do maldito fator em novembro de 2008 e já estamos no final de maio de 2009.Pura enrolação.Temos que nos unirmos para dar um basta,na maior injustiça feita aos trab, nos últimos 100 anos.Contrib com inss a mais de 37 anos,pagando quase sempre sobre o maximo,se me aposentar com o desc, do fator prevideníario mal pagarei um plano de saúde,agua e luz.E o resto como viver,e muito triste,desumano,apavorante.Depois de tanto trabalho,não ser reconhecido pelos homens da politica que nos colocamos no poder.Que ironía ajudamos pessoas a ficarem ricas,e as mesma se unem para nos deixar cada vez mais pobres.
    Um forte abraço amigos trabanhadors.

  • Maria Lúcia f Souza  On 26 -maio- 2009 at 10:35 am

    Gostaria de saber porque tanta demora para ser aprovada na Camara esta lei PL nr 3299/08, já que foi aprovada pelo Senado, isto é mais uma enrolação da maioria dos politicos não se importando nenhum pouquinho com os trabalhadores. Ontem fui ao Inss encaminhar minha aposentadoria depois de contribuir 30 anos, fiquei decepcionada com o resultado mais 35% de desconto, já era pouco ficou uma miséria. Temos realmente que lutar para mudar esta situação, não acredito que não aja nenhuma sensibilidade dos nossos politicos que nós elegemos.

  • Paulo Xavier  On 5 -junho- 2009 at 9:31 pm

    Quantos brasileiros estão nesse momento aguardando a votação do fim do Fator Previdenciário? Então por que não votam logo. E o pobre do trabalhador brasileiro vai pagando o pato.

  • Clovis Paulo Buiatte  On 13 -junho- 2009 at 8:12 pm

    Caro Paulo Paim e amigos contribuites,
    É a hora da virada, estmos juntos nessa caminhada,não deixe esta grande idéia em vão,vamos exiger nossos direitos como cidadão brasileiros que somos,será um gramde passo social em nossa fazer cuprir o que sempre foi nosso direito.

  • ALZIRA LIMA  On 13 -junho- 2009 at 8:45 pm

    ESTOU SO AGUARDANDO ESTA VOTACAO P/ PODER MIM APOSENTAR POS JA CONTRIBUIR MUITO MERECO A MINHA APOSENTADORIA VMOS LA FIM DO FATOR PREVIDENCIARIO

  • josejorge  On 13 -junho- 2009 at 8:48 pm

    na vedade o homen deveria se aponsenta al 30 ano de cotribuiçao e amuilher al 25 ano de comtribuiçao cem comprofaçao de idade espero quer esses politico nao coloquer mais casca de banana para os trabailhadores

  • MarleneOliveira  On 13 -junho- 2009 at 9:52 pm

    Quero fazer parte dessa corrente,tenho tempo para aposentar mas o fator previdenciário,me derrubou,é um absurdo,essa lei.Eu torço pelo fim do fator previdenciário.Politicos pensem na sociedade do Brasil.OK!

  • arnaldo dias de oliveira  On 13 -junho- 2009 at 10:04 pm

    sou favoravel oa fim do fator prevedensiario.trabelhei 35 e 7 meses teria uma aposentadoria digna mais ainda trabalho para menter as mesesidade

  • VANDO  On 13 -junho- 2009 at 10:25 pm

    Depois de passado pelo senado,o próprio deputado que criou a extinção do fator previdenciario quer alterar novamente a lei dizendo que é para melhora no calculo, isso faz com que volte novamente no senado e fica tudo enrolado, porque não aprovam do jeito que tá e depois tenta a melhoria!!!!

    isso precisa andar

  • Geraldo Silvério Ramos  On 13 -junho- 2009 at 10:32 pm

    Estou no mercado de trabalho desde 10/10/1979 e já tenho tempo para aposentar,porém este fator previdenciário aprovado pelo FHC e sua corja do PSDB está me impossibilitando de APOSENTAR,porque esta herança deixada pelo bando do PSDB,vai roubar uma grande parte do meu salário que já é uma miséria.Espero que os políticos dignos mudam esta lei e provam que estão na política para defender o povo brasileiro que já é muito massacrado.Sabemos que para os aposentados não existe reservas mas,para o FMI está diponível 14 bilhões de dolares.

  • Maria Erenita Gonçalves Bragança  On 13 -junho- 2009 at 10:43 pm

    Sr. presidente, Lula.Foi com extrema felicidade que te elegemos por duas vezes nosso representante maior. Por tudo o que é de mais sagrado,não se esqueça quem e de onde sua excelência veio. foi no meio dos pobres trabalhadores que o sr. conviveu e foram estes mesmos que te colocaram onde vossa excelência está, por isso peço sua maior atenção ao aprovar esta lei que prejudica milhares de trabalhadores que só podem contar com as suas conciência Já não aguentamos mais ouvir noticiários do srs congrecistas, dos seus aumentos de salarios de seus beneficios vergonhosos, POR FAVOR SOCORRO AO POVO BRASILEIRO.

  • Rui Soares da Camara  On 13 -junho- 2009 at 10:44 pm

    Eu estou completando 35 anos de trabalho e sou abrigado pela lei me submeter a uma política injusta, que os politicos que já tem aposentadoria garantida com pouco tempo de trabalho. faz de tudo para prejudicar o povo e encher o seu proprio bolço,com muitos beneficios que saem do dinheiro do INSS, que seria para pagar a aposentadoria digna a quem comtribui com longos 35 anos de trabalho.
    Eu fiz uma operação de revasculização mamaria,qual seria a minha expectativa de vida para me aposetar com o minimo de dignidade…..

  • João Augusto F. Sousa  On 14 -junho- 2009 at 9:29 am

    Sr. Presidente, espero realmente que este absurdo do FATOR PREVIDENCIARIO realmente chegue ao seu FIM.

  • Dari Castro  On 14 -junho- 2009 at 2:20 pm

    O fator previdenciario é um total desrespeito com o trabalhador, a mudança das regras de aposentadoria não poderia valer para quem já esta contribuido.
    Se a preocupação realmente fosse com a cacidade do caixa da previdencia, primeiro deveria ser criado melhor controle para inibir as fraudes e segundo criar medidas mais inteligentes que não penalize o trabalhador.
    A discusão do fator previdenciario só continua ocorrendo porque não afeta o bolso dos nossos politicos, caso isto ocorrece certamente já teria sido aprovado retroativamente e com muitas outras vantagems embutidas.
    A proposta do Deputado Pepi Vargas (85/95) é outro absurdo, ele como Petista deveria se preocupar mais com os intersses do trabalhador.

  • maria bagon  On 14 -junho- 2009 at 3:32 pm

    estou com o pedido de aposentadoria deis de 2003 esta no tribunal regional federal da tersera região por idade estou com 65 anos tenho presa pois estou muito doente por favavor me ajuda

    presiso de uma resposta

  • francisco anderson lima da costa  On 15 -junho- 2009 at 4:07 am

    ISTO QUE ESTAO APROVANDO É UMA VEWRGONHA FERIDO OS PRINCPIOS ETICOS E MORAIS DE UMA SOICEDADE LEIGA QUE AINDA NAO CONHECE SEUS DIREITOS EXCELENTISSO SR PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA SOU POBRE MAIS NAO SOU BURRO OS DEPUTADOS E SENADORES DESTE PAÍS DEVRIA SE MANCAR DE TANTA CORRUPCAO NOS ORGAOS FEDERAIS DESTE MESMO

  • MARIA APARECIDA GAGLIANO  On 15 -junho- 2009 at 10:57 am

    SABE O QUE É ENGRAÇADO NESTE PAIS? NÃO TEMOS RECURSOS FINANCEIROS PARA APLICAR O ÍNDICE DE INFLAÇÃO PARA APOSENTADOS QUE GANHAM MAIS QUE 1 SM E NEM PARA PAGAR O FIM DO FATOR PREVIDENCIÁRIO, PORÉM TEMOS PARA FRAUDAR O INSS EM MUITOS TRILHÕES DE REAIS (E NÃO REAVER ESSE DINHEIRO).
    SERÁ QUE O TRABALHADOR SABIA QUE E ELE TERIA QUE PAGAR O TETO DE 10 SM (A TAXA DE 11%) DE CONTRIBUIÇÃO PARA O INSS POR DIVERSOS ANOS, PARA QUE PUDESSEM SE APOSENTAR COM O CÁLCULO SOBRE ESSE TETO. ESCLARECERAM A ESTE MESMO TRABALHADOR QUE QUANDO FOSSE CALCULAR A APOSENTADORIA O MESMO FICARIA LONGE DE GANHAR PERTO DA CONTRIBUIÇÃO QUE ELE PAGOU, POIS ESBARRARIA NA MÉDIA DOS 10 ÚLTIMOS ANOS DE SALÁRIO RECEBIDO, ÍNDICE DE EXPECTATIVA DE VIDA, SEI LÁ MAIS O QUE! E AINDA O QUE É PIOR, O RESJUTE DE APOSENTADOS QUE GANHAM ACIMA DE UM SALÁRIO MÍNIMO É DIFERENCIADO, POIS EM NOSSO PAIS QUEM GANHA MAIS PAGA MENOS NA FARMÁCIA, NO PLANO DE SAÚDE, NO SUPERMERCADO, NA PADARIA, ENFIM EM TODOS OS LUGARES, POIS O REAJUSTE É MENOR É DIFÍCIL ACREDITAR QUANDO TEMOS MUITO RECURSOS FINANCEIROS PARA PAGAR REAJUSTES E SALÁRIO FENOMENAIS PARA DEPUTADOS E SENADORES. FORA AS AJUDAS DE CUSTO, AUXILIO MORADIA, VIAGENS, ETC… E O MAIS ENGRAÇADO QUE RECEBEM BENEFÍCIOS EM DUPLICIDADE E NÃO PRECISAM DEVOLVER, POIS NÃO TIVERAM CULPA, SERÁ QUE SÓ TRABALHADOR E POBRE É QUE TEM CULPA E MÁ INTENÇÃO?
    APOSENTADOS NÃO DESANIMEM POIS DAQUI ALGUNS ANOS VOCES ESTARÃO GANHANDO 1 SM DE APOSENTADORIA APÓS CONTRIBUIR 35 OU 30 ANOS COM 10 SM IGUAL AOS TRABALHADORES QUE CONTRIBUIRAM O MESMO PERÍODO COM APENAS 1 SM E O CARA QUE VOCE ELEGEU COMO SENADOR, DEPUTADO OU SEI LÁ O QUE, TERÁ QUE BASE DE CÁLCULO PARA APOSENTADORIA, O SALÁRIO DA ATIVA? E O BOM DISSO É QUE NÃO CONTRIBUIU NEM COM O INSS E NEM COM O PAÍS, APENAS LEGISLARAM EM CAUSA PRÓPRIA.

  • Maria Francileide da Silva  On 15 -junho- 2009 at 11:20 am

    É UMA VERGONHA ESTE TAL DE FATOR PREVIDENCIARIO, SÓ FAZ ACABAR AINDA MAIS COM OS TRABALHADORES QUE MERECEM RESPEITO . ESTES POLITICOS CORRUPTOS QUE SÓ PEMSAM EM ROUBAR DEVIAM TOMAREM VERGONHA NA CARA, DUVIDO QUE ELES DIMINUAM OS SEUS SALARIOS!!!!!!! ” È UMA VERGONHA TOTAL ESTES POLITICOS BRASILEIROS!””

  • maria bagon  On 15 -junho- 2009 at 1:58 pm

    q devo fazer deis de 2003 q estou esperando a minha apozentadoria por idade ja estou com 65 anos etou
    presizando para minha saude áuguen pode fazer auguma coisa espero uma resposta

  • analmy dias coelho  On 15 -junho- 2009 at 7:17 pm

    eu fui apossentada por idade rural,me cortaram a apossentadoria e agora só estou recebendo auxilio do governo por que eu toda vida trabalhei em fazendas vei o papel do inss dizendo situação cessado em 02/04/2009 motivo 33 decisao judicial gostaria de saber porque sou muyito doente e crio dois netos d uma filha que afaleceu e meu marido tambem faleceu emtrei com pedido de pessao e tambem nao veio o o numero do proseco da apossentadoria cortada é 007070021542 o numero da outra é 007080007356 obrigada

  • Osvaldo.  On 15 -junho- 2009 at 7:47 pm

    Presados colegas, existe contraoversia do Presidente Lula quanto ao fator previdenciario, pois ao mesmo tempo em que defende a permanencia do mesmo, alegando escassez de recursos, pretende FARFAR, da Previdencia Social, 27 Bilhoes de Reais, para fazer a Reforma Tributaria. Muito embora a Auditoria Fiscal da Receita Federal, comprova, que existe um superavit de 52 Bilhoes de Reais, na Previdencia Social, porem si sofrer este DESFALQUE, ai sim ficaria, bastante comprometida. Agora nos perguntamos, a Previdencia tem obrigaçao de investir na Reforma Tributaria, NAO, que busquem recursos em outras areas, pois o dinheiro da Previdencia e sagrado, uma especie de poupança que o trabalhador faz, quando esta na ativa, para quando si Aposentar, ter uma vida digna.

  • Osvaldo.  On 15 -junho- 2009 at 8:26 pm

    DESCULPE O ERRO,O CORRETO E *GARFAR*

  • Osvaldo.  On 15 -junho- 2009 at 8:36 pm

    Presados colegas, nos achamos que esta havendo um mal entendido, para normalizar os ganhos dos Aposentados. Nos so precisamos que aprovem o projeto 4434-08, que nos devolva os mesmos percentuais de reajustes, aplicados na correçao do salario minimo, pois o Fator previdenciario, nao esta nos afetando e sim quem ainda vai si aposentar. Depois resolvam a situaçao de quem esta trabalhando e ainda vai si aposentar.

  • Osvaldo.  On 15 -junho- 2009 at 10:18 pm

    ********* ERA DEVASTADORA DO GOVERNO FHC********Nenhum Governo teve a midia tao favoravel, quanto o de FHC, o que nao deixa de ser surpreendente, visto que em seus 8 anos de mandato, ele realizou uma extraordinaria devastaçao de fazer inveja a Atila ou a Gengis Khan. Vale a pena lembrar algumas das passagens de um adiministrador *TUCANO*,que deixou uma pesada herança para seu sucessor. A taxa media do crescimento da economia Brasileira, ao longo da decada Tucana, foi a peor da historia, em torno de 2,4 %, peor ate mesmo que a taxa media da chamada decada perdida, anos 80, que girou em torno de 3,2%. No periodo, o patrimonio publico representado pelas grandes Estatais, foram liquidadas na bacia das almas, a preço de banana, chamada privatizaçao, nada mais nada menos que 45 Estatais, foram pro beleleu. No discurso essa operaçao serviria para reduzir a divida publica e para atrair capitais. Na pratica, o que assistimos foi um crescimento exponencial da divida publica que saltou de 60 Bilhoes de Reais, para 630 Bilhoes de Reais, quanto a divida exterma, teve o seu valor dobrado. Enquanto isso, o esperado afluxo de capitais, nao se verificou, etc,etc,etc.Esse demostrativo serve como ajuda aos eleitores distraidos e antidoto contra amnesia, mostra que a obra de destruiçao realizada por FHC, nao pode ser fruto do acaso, so pode ser fruto de um plano sarcastico e meticuloso. E para completar ele burlou o codigo da CLT, ferindo a Constituiçao, privando os tralhadores Brasileiro de um direito que constava na Carta Magna, e nos enfiou GUELA ABAIXO este maldito fator previdenciario. O peor e que nao tem ninguem com sangue nos olhos, para extirpar este mal da face da terra , ate parece coisa do capeta.

  • Nivaldo da Silva  On 16 -junho- 2009 at 12:54 pm

    Já estava na hora de alguem acabar com essa pouca vergonha.”isso é um derespeito com para o trabalhador”, que dedica a sua vida praticamente inteira e no final e roubado!

    Nivaldo da Silva 16/06/2009

  • Maria Denize Cardoso  On 24 -junho- 2009 at 1:09 pm

    QUANDO VAMOS PARAR DE VOTAR NESTA MAFIA QUE ESTÁ COMANDANDO NOSSO QUERIDO BRASIL E FAZENDO O POVO DE PALHAÇO????????????????????????????????????????????

  • Itagyba  On 15 -julho- 2009 at 9:54 pm

    Chega de palhacada , por favor ,voces não enxergam que todos ja sabe que voces politicos so sabem roubar ,so levar vantagem , como na lei de Jerson. Por favor ,entendam de uma vez que não tem mais espaço para voces. Vamos acabar com o fator previdenciario,reajuste dos aposentados conforme as leis da economia do Pais e mais …mais.. etc…

  • nilson de oliveira  On 20 -julho- 2009 at 4:39 pm

    Fim do fator Previdenciáro !!!!!!!!!!

  • valdir de oliveira  On 22 -julho- 2009 at 9:35 am

    por favor senhores parlamentares acabem com este maldito fator q esta acabando com os aposentados o povo clama por justiça qdo acreditamos em vcs nas urnas esperavamos q fizessem justiça e nao q maltratassem nos nos pagamos a previdencia para termos uma aposentadoria justa queremos ter uma velhice sadia por favor acabem com este fator pelo amor de deus esperamos e confiamos em vcs e ao senhor presidente viajante qdo esta deste lado metia o pau no governo e agora e um pessimo governante olha ai a saude como esta vc e um miseravel lula nunca mais votaremos em vc se vc vetar contra o projeto q acaba com o fator vc sera mais maldito q o fhc este miseravel presidente q jamais esqueceremos maldito mas estamos confiante q vc nao ira nos desepsionar nao enganem o povo lula acabe de vez com este fator e vc sera lembrado para sempre como um presidente do povo contamos c vc

  • Sergio Soares  On 29 -julho- 2009 at 6:02 pm

    Esperamos que agora em Agosto elimine de uma vez por todas esta vergonha nacional chamado Fator Previdenciário. Isto é uma escravidão pior daquela de antigamente, vamos esperar uma noticia positiva, pois 2010 é ano de eleições, e ai é que vamos dar o troco nas urnas, dependendo do resultado disto tudo. Não deixemos alguns destes politicos ladrões, transforme nosso País numa Venezuela, Equador ou Bilivia, que o Lula tando adora. Vamos a Luta.

  • jorge  On 2 -agosto- 2009 at 2:00 am

    Bom dia para o senador. Quem tem direito – Para ter direito ao auxílio-doença, o segurado tem que contribuir para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses. No entanto, para proteger o trabalhador, quando a incapacidade for causada por acidente de trabalho, o benefício será concedido independentemente do número de contribuições.

    Para ter direito ao benefício, não basta estar doente. É preciso que a enfermidade incapacite o segurado para o trabalho. A comprovação da incapacidade é feita pelos médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

    Também há isenção de carência se o trabalhador, depois de filiado à Previdência, contrair as seguintes enfermidades: tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante), síndrome da deficiência imunológica adquirida – AIDS, hepatopatia grave, e se houver contaminação por radiação.

    SERVIÇO: Concessão de auxílio-doença depende de perícia médica
    Primeiros 15 dias são pagos pelo empregador
    17/07/2009 – 10:52:00

    Da Redação (Brasília) – O auxílio-doença é o benefício concedido ao segurado impedido de trabalhar, por doença ou acidente, por mais de 15 dias consecutivos. Para trabalhadores com carteira assinada, os primeiros 15 dias são pagos pelo empregador. Já para o contribuinte individual (empresário, profissionais liberais, trabalhadores por conta própria, entre outros), a Previdência paga todo o período da doença ou do acidente.

    Meus parabéns a todos de ( Brasilia), e o trabalhador que começou a contribuir com o suor de seu rosto , deu uma vida contribuindo para o crescimento do BRASIL, uns hoje que tem 30 contribuição sem condição de trabalhar por causa da enfermidade como no meu caso tomos por dia para ipertenção captopril de manhã, a noite, 1 atenol para o coração , 2 aas apóis o almoço, para diabete ainsulina npg por dia 94 unidade e da regular 28 unidade, tomo para cindrome do pânico,ansiedade e depreção ( 2 anafrafil de manhã, 1 rivotril a tarde e 1 alprazolam a noite) e mesmo assim não consigo dormi com todo este currículo tem 3 meses sem o auxilio doença não da mais para aguentar estamos sem força, as eleição estão as portas é um escaândalo atraz do outro com os exelentícimos que nós colocamos no poder para lutar pelos direito do povo por favor deixem de fazer vergonha a onde estar todo este dinheiro de castelo, de fraudes e o tal emprestimo que os jornais publicaram que o BRASIL tem condições de emprestar ao FMI, e o brasileiro………!, vamos ficar até quando a mendigar as migalhas que caem das mesas dos senhores desde já me perdoem, me desculpem é apenas um desabafo de um trabalhador que deu uma vida inteira trabalhando e hoje nem auxilío doença e muito menos aposentadoria pois determinaram que sou novo ao 50 anos de idade 30 de contribuição e 12 anos em tratamento e os esnhores do poder não conseguem ter um pouuuuuuuuuuuquinnnnnho de compaixão socorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrro senhores.

  • Adilton Cabral Silva  On 31 -agosto- 2009 at 8:50 pm

    GOSTARIA DE SABER QDO VAI SER VOTADO O MALDITO FATOR PREVIDENCIARIO, CRIADO PELO MALDITO DO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, ACABOU COM A VIDA DOS APOSENTADOS, E DIFICULTANDO A VIDA DOS TRABALHADORES, VENDEU TUDO, SÓ FALTOU VENDER O BRASIL, E CONTINUOU COM ESTE PRESIDENTE QUE SÓ PARA VIAJANDO, TBEM GOSTARIA DE SABER QDO, O LULA VAI VISITAR O BRASIL? QUERO SALIENTAR QUE ESTES DEPUTADOS, VÃO REALMENTE, VÃO VOTAR O FIM DO FATOR PREVIDENCIARIO? QUE ATÉ AGORA SÓ SE FALA E NADA. POIS NÃO ESTA NEM EM PAUTA PARA A VOTAÇÃO, ATÉ QDO VÃO ENGANAR O POVO?

  • Maria do Carmo  On 24 -setembro- 2009 at 8:25 pm

    Um absurdo este fator previdenciário. Isto é um assalto ao bolso do trabalhador.Já pagamos nossa carta de alforria. Isto não termina nunca?
    Já que nos é damos a aposentadoria aos políticos, atraves do nosso voto, agora vamos definir de forma clara, quem vai se aposentar com o nosso voto.
    A urna será a nossa caneta. Esta que esta nas mãos dos politicos, que tanto mal nos fazem. Fim deste absurdo. Fator previdenciario, nunca mais.

  • JOAQUIM LEOCADIO DA SILVA  On 5 -novembro- 2009 at 10:57 am

    ESTA PRA CHEGAR A HORA DA VERDADE VER ESTE PT FORA DO GOVERNO DO BRASIL, AI VIRA OPOSIÇÃO E VOTA A FAVOR DO FIM DESTE FAMIGERADO E INSCIAVEL FATOR PREVIDENCIARIO, POIS SEU CAIXA ESTA ALTA E FINANCIA SUAS VIAGENS COM A FAMILIA E POLITICOS PELO MUNDO, PELO MENOS PARA QUEM JA TINHA MAIS DE 20 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO EM 1999, DEVERIA SER BANIDO, MAIS A VERDADE E QUE ELE TEM QUE SER BANIDO GERAL.
    POLITICOS DEPUTADOS DO PT E DA BASE ALIADA ESTÃO NA MÃO DO LULA E SO VOTAM O QUE ELE QUER, QUANDO SAIR VÃO VOTAR POR ESTE FIM.
    VERGONHA OS DEPUTADOS DO BRASIL AJUDEM OS SENHORES QUE FIZERAM A VIDA TRABALHANDO E ESTÃO NA MISÉRIA MAL DÃO CONTA DE COMPRAR SEUS REMEDIOS OS APOSENTADOS BRASILEIROS SÃO TRATADOS COMO COISA MORTA NESTE PAIS .
    VEM AI NOVAS ELEIÇÕES QUE O POVO BRASILEIROS LEMBREM DE VOCES NA URNA E MANDEM VOCES PRA CASA DE CADA UM.
    COMISSÃO DE FINANÇAS ISTO É UMA BRINCADEIRA COM OS APOSENTADOS.

  • Sergio Casagrande  On 12 -novembro- 2009 at 8:39 pm

    Não vou perder o meu tempo para falar dos políticos, pois são todos iguais.
    Pergunto sobre a tão falada democracia onde os politicos tem seus direito bem diferentes dos restante do povo, como aposentadoria com apenas 8 anos e sem fator e tantos outros beneficios e proteção gerando total impunidade.
    Perdi minhas esperânças a muito tempo e tenho somente 50 anos,não é so os políticos mas o sistema favoresse a corrupção.
    Meu voto é nulo para retirar todos a fim de mudar o sistema.

  • joel santana de souza  On 24 -novembro- 2009 at 7:55 am

    O SENADO REPRESENTANTE DO GOVERNO JÁ APROVOU A QUEDA DO FATOR PREVIDENCIARIO QUE TANTO PREJUDICA O TRABALHADOR, JÁ A CAMARA D0S DEPUTADOS QUE SÃO O REPRESENTANTE DO POVO FICA NESSA ENROLAÇÃO E AINDA QUER MODIFICAR O PROJETO DO FIM DO FATOR E COLOCAR O PROJETO MODIFICADO DOS 85/95 QUE NÃO MUDA NADA DO QUE JÁ ESTÁ AÍ. SERÁ QUE ELES PENSAM QUE NOS SOMOS BURROS. ACORDA…

  • Antonio Cirilo de Melo  On 11 -setembro- 2011 at 5:04 pm

    Fico preocupado quando ouço os grandes jornais de circulação nacional, noticiarem algo no sentido de melhoria para o aposentado deste país.
    Cada governo que entra, promete mundos o fundos para resolver a situação dos aposentados e da saúde, no entanto, todo dia estamos vendo pessoas deitado nos corredores dos hospitais neste Brasil, e, os senhores políticos fazendo de conta que tudo vai muito bem.
    Seria bom, que uma grande parte desses crápulas fossem obrigado a procurar os hospitais público, ou deiuxasse que mesmo atendesse alguns deles.
    O aposentado na grande maioria recebem uma miséria de um salario minimo, que mal dá para suas necessidades básica, e não sobra nada para a compra de seus medicamelnto. Nesta fase que se aproxima do final de sua vida. Senhores Senadores e Senhores deputados repeitem mais o seu povo, os que lhes elegeram.
    Quando é para aumentarem seus salarios, na calada da noite se reunem e, no dia seguinta já estão dando rizadas e se preocupando com que gastar o dinheiro: que Vergonha em!…..

  • Jocelin  On 31 -julho- 2012 at 4:14 pm

    Esta Comissão fala muito. fala muito..
    E o Fator Previdenciário continuaa……

  • Andrea Carla cavalcanti  On 12 -setembro- 2013 at 12:52 pm

    Isso é o fim do mundo ..eles querem acabar com o Brasil com o povo brasileiro. Já ganhamos tão pouco e lutamos para ter uma velhice tranqüila , porém se isso for aprovado morreremos de fone’!! Esse é um país da vergonha, omeçando pelo nossos políticos. Oovo brasileira deveria fazer um protesto silencioso …deveria nao votar !!! Isso mesmo …ninguém compareceria nas urnas….ai sim é o que chamo de vergonha n cara e o fim desses ladrões !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.051 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: