INFORMÁTICA EM SAÚDE: Observatório do Hospital será lançado em evento no Rio de Janeiro.

A aliança da informática com a prática médica nas instituições que têm como atividade-fim o tratamento e a prevenção de agravos à saúde, tem se revelado uma rica fonte para avanços a atenção à Saúde. O Observatório do Hospital é uma iniciativa interessante nesse sentido.
Para revelar o “estado da arte” em unidades hospitalares, o Instituto Fernandes Figueira vai lançar o Projeto “Proexcel”. O evento ocorrerá na segunda quinzena de agosto e irá reunir pesquisadores em inovação hospitalar de oito países. O “Observatório do Hospital” é um instrumento que gera informações sobre atenção e vigilância em tempo real. Permite a ação sobre agravos, epidemias e mortes hospitalares. O objetivo é a modernização tecnológica dos processos de informação e comunicação intra-hospitalar


.

Vem aí o Observatório do Hospital

O Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) lança o Projeto Proexcel, o Observatório do Hospital, em evento duplo marcado para 26 e 27 de agosto no Auditório da Ensp, reunindo pesquisadores em inovação hospitalar de oito países – o 1º Encontro Cyted e o Seminário Internacional do Observatório do Hospital.
O Observatório do Hospital é instrumento estratégico que revela o estado da arte da unidade hospitalar, com a geração de informações sobre as multidimensões da atenção e da vigilância em tempo real para a pronta prevenção de agravos, epidemias e mortes hospitalares — uma espécie de sala de situação virtual e multidimensional de apoio à gestão, cujos dados podem ser agregados de forma ascendente para o centro do sistema de saúde.
Além disso, o Observatório pode atuar como ferramenta de C&T do hospital para pesquisadores e formuladores de políticas, destinando-se principalmente ao hospital público que, em geral, dispõe de recursos limitados para modernização tecnológica dos processos de informação e comunicação intra-hospitalar.
Em sua fase de preparo preliminar (2006-2008), o projeto tem apoio do CNPq e do Cyted (Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento da Ibero-América) — de atuação na região que compreende os dois países da Península Ibérica (Portugal e Espanha) e os da América Latina hispanófona e lusófona) para movimentação de pesquisadores e encontros de trabalho, sob a coordenação da Fiocruz, em regime de cooperação internacional com outros sete países.
Os palestrantes serão: Valdiléia Veloso, do Centro de Pesquisa Hospital Evandro Chagas, José Augusto Alves de Britto, do Instituto Fernandes Figueira, Enrique Teran, do Cyted, Maria Lucilene A. B. Velo, do CNPq, Mitermayer G. Reis, da Fiocruz, Sandra Suzana Prade, Rosangela Xavier, Elza Rosa Pedroso e Mario Parada (Brasil), Eduardo Montico, Jorge Diaz e Teresa Briatore (Uruguai), Esther Salazar (Colômbia), Marcelo Risk e Maria Luz Traverso (Argentina), Fernando Ulloa (Espanha).
Mais informações (programação completa, inscrições)
Tel. (21) 8862-5278
E-mail proexcel@terra.com.br
FONTE: http://www.ensp.fiocruz.br/radis/rede/133.html

Technorati Tags: , , , , , ,


BlogBlogs.Com.Br , Pingar o BlogBlogs

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: