A SAÚDE NOS DEBATES ELEITORAIS. CANDIDATA LANÇA PROGRAMA PARA A SAÚDE EM ATO PÚBLICO.

A saúde continua se destacando no debate eleitoral dos municípios brasileiros em 2008. Aqui focalizamos nos principais municípios. No Rio de Janeiro houve o lançamento do programa da candidatado PCdoB, Jandira Feghali, em ato público. O lançamento em ato público foi, de certo modo, um reconhecimento da candidata, dos partidos de sua base de apoio e dos participantes de sua campanha, sobre a importância do debate eleitoral sobrea a saúde.

A questão tem sensibilizado a muitos e os representantes da classe médica, através de suas entidades representativas têm o direito e o dever moral de participar desse debate e de esclarecer a opinião pública.

Acreditamos que, além da beleza dos projetos apresentados, dos benefícios prometidos aos usuários/eleitores, os candidatos também devem se preocupar com outra questão, que temos mostrado nesse blog com certa insistência. Essa questão é de vida ou morte para o êxito ou fracasso de propostas e programas na área da Saúde. Trata-se da formulação de uma política justa, decente e autêntica para gestão de pessoas na área. O que acontece atualmente é a total falta de motivação dos médicos para se comprometerem com o serviço público. Essa falta de motivação tem seu fulcro nos salários vis. Esse poblema é notório e ainda não foi resolvido. Salários, cargo e carreira elaborados de uma forma decente: esse é o verdadeiro motor que fará andar a saúde pública no Brasil. Sem esse motor, os programas de saúde continuarão sendo um belo design para ser exibido, mas não vão andar.

A Emenda Constitucional 29 (EC-29), a emenda da Saúde, que propõe uma fórmula sustentada e robusta de financiamento para o setor é um passo importante. O outro problema está na gestão. E, dentro do problema da gestão, a grave questão da gestão de recursos humanos.

A matéria sobre o lançamento do programa de Jandira Feghali para a Saúde pode ser lida abaixo e está em http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=42090

17 DE AGOSTO DE 2008 – 12h00

Rio: ato público lança programa de Jandira para a saúde


A candidata a prefeita do Rio Jandira Feghali disse que aumentará de 15% para 23% o orçamento da prefeitura destinado à saúde, adiantando que irá criar na cidade um centro de fertilidade. Ela participou, neste sábado (16/08), no Bangu Atlético Clube, do lançamento oficial do seu programa de governo para a saúde.



O evento se transformou num ato em defesa da melhoria no atendimento à população. Jandira, candidata da coligação “Mudança pra Valer” (PCdoB, PSB, PHS e PTN), afirmou que irá ampliar o Programa de Saúde da Família, implantar a jornada de três turnos nos postos de saúde e construir policlínicas que funcionarão 24 horas por dia nos bairros com mais de 30 mill habitantes. ”Nossa prioridade é a saúde. Vamos destinar 23% da arrecadação da prefeitura para o setor. O Programa da Saúde da Família terá cobertura de 100% nas localidades onde o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é baixo. Vamos construir 70 policlínicas em 16 regiões com mais de 30 mil habitantes e implementar a rede básica de saúde hospitalar”, afirmou Jandira, que salientou ainda sua preocupação com o aperfeiçoamento da rede materno-infantil. A

Jandira afirmou que sua gestão será voltada para o atendimento ”daqueles que mais precisam”. Ela disse que irá trabalhar pelo fim das filas nos hospitais e postos de saúde, com a criação da rede ”Viva Saúde” – uma central integrada de regulação de procedimentos, onde os pacientes poderão marcar seus exames, consultas e internações. Jandira disse ainda que em seu governo, irá instalar computadores nos postos e hospitais do município, a fim de permitir que a população tenha acesso aos gastos da prefeitura. Ela se disse preocupada com uma nova epidemia de dengue na cidade.

Destacou a necessidade de a prefeitura realizar “um esforço de guerra”, a fim de impedir que a doença volte a fazer vítimas no Rio. ”Temos que atuar de forma preventiva e urgente antes que a epidemia provoque mortes desnecessárias”, ponderou a candidata do PCdoB, observando que a região da Zona Oeste foi uma das que mais sofreram com a dengue. O encontro contou com a presença de militantes, candidatos a vereador, membros dos partidos que compõem a coligação ”Mudança pra Valer” e ainda diversas lideranças sindicais ligadas à saúde.

BlogBlogs.Com.Br , Pingar o BlogBlogs, Technorati Favoritos,

Technorati Tags: , , , , , , , ,

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: