FALANDO SÉRIO: CONASS REÚNE-SE COM TEMPORÃO. GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS, CARGOS, CARREIRAS, SALÁRIOS NÃO ENTRAM NA PAUTA.

O Conass reúne importantes pessoas, em geral médicos com atividade política importante, envolvidos com a saúde pública. Reuniu-se com o Ministro Temporão para a discussão de problemas importantes que passam pelas secretarias estaduais de saúde. A atividade é importante. A reunião é importante. Mas, temos a impressão de que um tema importantíssimo ficou esquecido. A questão da gestão de recursos humanos da saúde, mais uma vez, ficou de fora. Sem corrigir essas distorções gravíssimas, como é o caso do salário pago atualmente aos médicos, não há como acreditar na eficácia das políticas de saúde. Desejamos que reuniões sejam feitas e que esse assunto entre em pauta. Apesar de tudo, o Ministro Temporão já se mostrou sensível à questão. Declarou, certa feita, ser um absurdo que o estado pague a um auditor fiscal em início de carreira oito mil reais e a um médico um ou dois mil reais. A iniciativa de corrigir essa anomalia grave deve partir desses senhores que aceitaram assumir a responsabilidade gravíssima pela saúde do povo brasileiro. A saúde é um bem de valor insuperável. A inteligência não tem preço. O trabalho médico tem que ser valorizado. Senhores gestores, falem sério!

Diretoria do CONASS se reúne com o ministro da Saúde.
Fonte: Site do Conass – Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde – página http://www.conass.org.br/?page=noticias_estados&codigo=3652&anoAtual=2008&diaAtual=15&mesAtual=08

A diretoria do CONASS reuniu-se ontem (14) com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e apresentou as prioridades do Conselho na sua agenda de discussão com o Ministério da Saúde. Entre os pontos prioritários, considerados de extrema importância para o SUS pelos Secretários de Saúde dos Estados e do Distrito Federal, destacam-se: O fortalecimento da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) como instância de formulação e pactuação de políticas para o Sistema Único de Saúde; a pactuação tripartite e implementação do Projeto Amazônia Legal, tendo como prioridades: Recursos Humanos e Financiamento, o Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde e o Enfrentamento das Doenças Endêmicas, com ênfase na malária; a luta pela ampliação dos recursos orçamentários do Ministério da Saúde para 2008; além de questões relativas ao Programa de Dispensação de Medicamentos Excepcionais.

O presidente do CONASS, Osmar Terra, acompanhado pelos Secretários de Estado da Saúde do Paraná, Gilberto Martin (vice-presidente do CONASS na região Sul), e Geraldo Almeida, da Paraíba (vice-presidente do CONASS na região Nordeste), expôs ainda a preocupação do Conselho em relação ao orçamento da Saúde para 2009 e a necessidade da aprovação da regulamentação da Emenda Constitucional n. 29 para recomposição do mesmo.

O ministro demonstrou interesse pelos pontos levantados pela diretoria do CONASS e sugeriu, em relação ao Programa de Dispensação de Medicamentos Excepcionais, a realização de uma reunião com intuito de buscar soluções referentes ao tema. Temporão concordou também em levar à CIT a proposta de criação de um grupo de trabalho extraordinário para discutir assuntos relativos à Amazônia Legal.Technorati Tags: , , , , , , , , , , , ,
BlogBlogs.Com.Br , Pingar o BlogBlogs, Technorati Favoritos,

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: