Ministério do Trabalho reconhece sindicato de aposentados.

Foi reconhecido pelo Ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT-RJ), o sindicato dos aposentados. A matéria do site G1, está na página http://tinyurl.com/anw3mu O Ministro destacou a importância do feito, lembrando a capacidade que terá o novo sindicato de entrar com ações na Justiça em nome de seus filiados.

Para maiores informações, o site do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas pode ser visitado na página http://www.sindicatodosaposentados.org.br/default/index.htm

24/01/09 – 16h46 – Atualizado em 24/01/09 – 17h31

Aposentados celebram seu dia e 1º sindicato da categoria é formalizado

Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, diz que sindicato é um ‘marco’.
Com formalização, sindicato pode abrir ações em nome dos aposentados.

Do G1, com infomações da Agência Brasil

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, recebeu neste sábado (24), no Dia do Aposentado, documento que reconhece oficialmente a representatividade do Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi), vinculado à Força Sindical, o primeiro da categoria.

“Para mim, isso [o reconhecimento formal] é um marco”, afirmou Lupi em São Paulo neste sábado, após entregar a carta sindical ao presidente do Sindnapi, João Batista Inocentini. “Com o registro, o sindicato passa a ter toda a prerrogativa legal para agir formalmente e constitucionalmente na defesa do direto dos aposentados brasileiros”, acrescentou ele.

De acordo com o ministro Lupi, agora, toda central sindical do país poderá ter como filiado um sindicato nacional de aposentados e pensionistas.

Ações na Justiça

O Sindnapi existe desde junho de 2000, porém, juridicamente, era uma organização não-governamental (ONG). Sem o registro de sindicato, ele não podia, por exemplo, abrir ações judiciais em favor dos aposentados e pensionistas do país. “Ação no Supremo Tribunal o Sindnapi não podia abrir. Agora, pode”, complementou Lupi.

Para Inocentini, do Sindnapi, a formalização representa a devolução da dignidade dos aposentados. “Antes, você se aposentava e não sabia mais o que era na vida. Nós não podíamos nos organizar, pois não havia um sindicato”, disse.

Segundo ele, como os aposentados são trabalhadores de várias categorias, foi preciso encontrar uma maneira legal de se reconhecer a entidade, o que demorou nove anos.

Comemorações

A comemoração do Dia Nacional do Aposentado, em São Paulo, teve festa, música, esporte, sorteios e, também, reivindicações.

Representantes da classe, que discursaram na festa, afirmaram que a alíquota que baliza o reajuste do salário mínimo, o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), não acompanha o aumento dos principais gastos de um aposentado: remédios, planos de saúde e contas como de água e de energia.

“O INPC, pelo o que eu vi, deve fechar o ano em cerca de 6%”, afirmou o presidente do Sindnapi, João Batista Inocentini. “Já os planos de saúde subiram 11%; os remédios, 8%”, observou.

Technorati : , , , , , , , , , ,
Del.icio.us : , , , , , , , , , ,

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Lucia Correa  On 23 -julho- 2014 at 6:24 pm

    Lucia Correa de Araujo on 23 de Julio de 2014 at 4;20 pm
    Gostaria de saber como poderei ter o meu processo reanalizado devido eu nao ter podido acompanha-lo por estar no exterior. O processo e de pensao vitalicia de meu pai que era funcionario do Ministrio de trabalho e de Suade no Rio de janeiro. Ele falecei em 1983. foi dada a entrada do processo para minha mae e eu nao consegui o meu pois viajei.

    Lucia C. De Araujo.
    Rio de janeiro. RJ

    Curtir

  • Heremita Faria Colombino  On 9 -abril- 2014 at 9:18 am

    Recebo pensao do meu marido ja falecido e tenho 78 anos ,gostaria de saber se tenho direito de me aposentar por idade.

    Curtir

  • Helena Pires Soares Borges  On 3 -dezembro- 2013 at 10:22 pm

    Meu marido faleceu em 26/11/2013. Pelo extrato do INSS verifiquei que ele tem um desconto mensal de R$20,34 a título de STFERJ. Por ele ter falecido na data citada eu tenho direito a receber alguma indenização ou outro direito por ele ser filiado ao STFERJ ? Gostaria de receber informação detalhada e precisa. Grata.

    Helena Pires Soares Borges.
    Juiz de Fora/MG.

    Curtir

  • Juarez Orsi  On 24 -outubro- 2013 at 8:09 pm

    Eu gostaria de saber sobre a criaçao de um Partido Politico dos Aposentados. Porque estes que dizem nos representar sao ausentes. P.Ex. O Senador Paim tem uma PEC de nº 24/2003(ano 2003…fazem 10 anos) para excluir o Confisco de + de 20% sobre as Receitas da Seguridade Social que daria para dar um reajuste mais digno, ou ao menos deixarem de culpar-nos de ser o INSS deficitario.Mas quem nos representa ?….. N~ao vejo uma palha ser movida neste sentido.Com tantos representantes dos aposentados na hora de pedir o seu voto. Como podem desviar estes 20% para o Caixa Geral da Uniao ? Isto ´´e inconstitucional, apesar de terem aprovado uma PEC para constitucionalizar isso incorrendo em grave erro contra os aposentados. Mas tudo fica ai parado. Ninguem se mexe. ´´E s´´o promessa. Ano q vem tem eleiçao. Aguardem!!!

    Curtir

  • Creusa dos Anjos Rebelo  On 12 -setembro- 2013 at 1:13 pm

    Meu pai era policial ferroviário, mas houve a possibilidade de opção para a CLT e ele não aceitou e mesmo assim o aposentaram pela CLT. Ele não conseguiu reverter este quadro. Descontava para a STFERJ,sem nunca ter autorizado. Agora faleceu no dia 10 de setembro do ano em curso. O que os senhores poderiam esclarecer-me sobre isto ? Ele tem direito a alguma indenização?

    Curtir

  • valdineia de almeida rocha  On 21 -março- 2012 at 5:30 pm

    minha mae e pensionista e desconta o sindicato sem a minha autorizaçao, ja que desconta queria saber se pode me ajudar minha mae recebe desta pensao menos do que um salario minimo isto estar correto pois nao dizem que nem um cidadao nao pode receber menos do que um salario por favor me ajude pois minha mae tem alzaime e precisa deste salario para compra remedio e me auxilia para que existe este sindicato . Espero resposta urgente espero que ela chega com minha mae em vida

    Curtir

  • carlos jorge  On 20 -novembro- 2010 at 10:53 am

    stferj quero eu que voçês cansele o desconte da contribuição sindical já dei baixa a algum tempo e não me dero atenção se não pararem de me descontar do meu salario terei que mover uma ação contra a stferj eu ALZIRA BARBOSA DA SILVA espero eu que voçês cumpra com o meu pedido mais uma vez é bom voçês saberem que eu não altorizei espero resposta urgente.

    Curtir

  • DELCI PEREIRA DE ARAUJO  On 14 -outubro- 2010 at 5:35 pm

    Gostaria de saber quanto foi o aumento dos aposentados que ganham mais que o sal? Sei que de abril até setembro 2010 teve uma porcentagem entre 6 e 7% e mais atrazados, por favor preciso saber, acho que n tive o aumento e nem recebi os atrazados obrigada Delci.

    Curtir

  • teresinha de oliveira  On 2 -maio- 2010 at 8:25 pm

    boa noite,sou aposentada pela firma.
    voltei a trabalhar na mesma firma após um ano de aposentadoria.
    hoje fui demitida após 2 anos e oito meses de trabalho.
    minha pergunta é:
    tenho direito de continuar com meu convenio médico pago pela firma?já que tenho 71 ano de idade.

    Curtir

  • NELMA  On 25 -janeiro- 2010 at 9:56 am

    Como aposentar por tomar rémedio controlado para Disritimia tenho direito sendo meu marido Policial!!!!! Tomo medicamentos a mais de 20 anos!!
    Não poço trabalhar pois tenho desmaios diarios!

    Curtir

  • Ignácio Farias Archanjo  On 1 -dezembro- 2009 at 9:34 am

    fui mandado embora da empresa que eu trabalhava (Ind de Bebidas Antarctica RJ)em março de 1997,após regressar de férias;sem justa causa.fui fazer a contagem de tempo no INSS,e, já tinha tempo para se aposentar.pergunto: cabe recursosainda nesse tempo para um possível ressarssimento? pos quero voltar a trabalhar e não consigo,devido a uma série de fatores.aguardo resposta.obrigado,desde já.

    Curtir

  • João Gonçalves  On 31 -agosto- 2009 at 11:17 am

    Bom dia, gostaria de ajuda / esclarecimento ao que diz respeito a descontos que vêem descritos no extrato anual de beneficios como segue.

    CONTRIBUIÇÃO COBAP
    CONTRIBUIÇÃO STFERJ IND

    * Não estou lembrado de ter autorizado tais descontos, por isso peço que me ajudem a respeito do mesmo, não sei tambem se é da alçada de voces tais respostas, senão encaminhem a quem de direito.
    Sabendo que posso contar com V. Sa, ajuda, e aguardando o mais breve possivel uma resposta…

    Curtir

  • nelson teixeira  On 26 -agosto- 2009 at 8:10 pm

    Me aposentei no ano de 1992/3 na cidade de Pimenta Bueno Rondonia.Atualmente morando no Estado de São Paulo.Para entrar com pedido de revisão preciso da memoria de calculos.Mas não tenho condiçoes de ir até Rondonia. Como proceder para entrar com pedido de revisão na justiça federal aqui em São Paulo OBS: Conforme informações recebidas do INSS. as memorias de cálculos de 10 anos anteriores,não estão informatizados..

    Curtir

  • ADRIANA  On 13 -agosto- 2009 at 3:47 pm

    OLÁ,GOSTARIA DE UMA INFORMAÇÃO!
    MEU PAI ERA FUNCIONÁRIO PUBLICO DO MT E FALECEU E MINHA MÃE RECEBE A PENSÃO SÓ QUE EU ESTOU ESTUDANDO E GANHO MUITO POUCO PARA ME MANTER JÁ SOU MAIOR DE IDADE, E QUERIA SABER SE TEM COMO SE DEUS ME LIVRE ALGO ACONTECESSE COM MINHA MÃE PUDESSE PASSAR ESSA PENSÃO PARA MIM, POIS ERA SÓ MEU PAI MINHA MÃE E EU A VIDA TODA JUNTOS!
    E SE ALGO ACONTECER PASSAREI MUITA DIFICULDADE E TEREI TB Q PARAR DE ESTUDAR AGORA QUE CONSEGUI COMEÇAR A FAZER UMA FACULDADE DEPOIS DE TANTOS ANOS QUERENDO!
    NÃO SEI NEM O QUE FAREI!

    OBRIGADO E ESPERO A RESPOSTA, OBRIGADO!

    BOA TARDE!

    Curtir

  • lucio dos santos  On 7 -junho- 2009 at 11:22 am

    sou aposentado da light fui praticamente obrigado a me aposentar assim que a mesma foi privativada. inclusive na epoca teve a tal demissao ensentivada que eu considerei demissao obrigatoria .eu nao queria me aposentar so tinha 48 anos foi em 1998 com um salario aproximadamente dez salarios minimo.hoje recebo aproximadamente quatro salarios gostaria de uma orientaçao como devo proceder fico muito grato L DA Light

    Curtir

  • lUZIA EFREM DE PAULA  On 24 -maio- 2009 at 1:45 am

    sou aposentada do banespa estou com um plano de saude que foi para 760,00 o boleto porque faço 59 anos em junho .porem gostaria de saber se existe um plano de saude para aposentados pára pagar um valor mai s em conta? tenciosamente

    Curtir

  • Carlos E Pereira Soares  On 2 -março- 2009 at 3:44 pm

    Tenho 52 anos e segundo as regras atuais, com 53 anos de idade e 36 anos de serviços prestados, entro com a minha aposentadoria.
    Ainda tenho emprego fixo em uma multinacional. Eu gostaria de saber se há alguma Lei que prevê multa ou indenização a ser paga pela empresa, caso ela venha a me demitir antes mesmo de me aposentar?

    Obrigado.

    Curtir

  • magna aparecida espindola farabello  On 14 -fevereiro- 2009 at 8:46 pm

    Gostaria de saber quanto tempo ainda tenho que trabalhar para me aposentar. Em junho próximo completo 25 anos de carteira em area insalubre, poré tenho informações que não existe mais aposentadoria por insalubridade.´
    E verdade?

    Curtir

Deixe um comentário