CRISE DO HPS DE JUIZ DE FORA CHEGA NA CÂMARA E NA IMPRENSA.

De:Sindicato dos Médicos de Juiz de Fora.
Data:29 de agosto de 2009.
Assunto: HPS de Juiz de Fora.

==============================
______TELEGRAMA SINDICAL______
==============================

JUIZ DE FORA – PREFEITURA – SUS – SAÚDE PÚBLICA -> HPS – FALTAM PLANTONISTAS DE CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA – ESCALAS INCOMPLETAS – SALÁRIOS RUINS – FALTA DE MATERIAIS, MEDICAMENTOS, EQUIPAMENTOS E INSUMOS – PLANTONISTAS SEM DIREITO A FÉRIAS.

PREFEITO CUSTÓDIO DE MATOS TRATOU COM VEREADORES DA CRISE NO HPS DE JUIZ DE FORA.

O vereador Dr. José Mansueto Fiorilo merece uma dívida de gratidão do Sindicato dos Médicos de Juiz de Fora, representação classista dos médicos de Juiz de Fora, pelo seu empenho em resolver a situação crítica do HPS de Juiz de Fora. Ele, na condição de Presidente da Comissão de Saúde mostrou eficiência em conseguir audiência com o Prefeito em menos de 24 horas.

Na opinião do vereador ” Custódio se mostrou muito receptivo. Ficamos satisfeitos, porque vimos o empenho dele em resolver a situação o mais rápido possível.”

A imprensa local noticiou o encontro dos vereadores da Comissão de Saúde com o Prefeito de Juiz de Fora para tratar do assunto.

A deficiência do plantão de cirurgia, tantas vezes denunciada a tantas autoridades, foi tratada no encontro. Para o Prefeito, a unidade precisa de 42 plantonistas de cirurgia e já tem 40. Declarou S. Exa. também que já foram contratados 30 médicos. Não ficou claro por quê a Prefeitura tem oferecido aos médicos contratos provisórios de trabalho e não nomeado os profissionais aprovados em concurso público. Essa situação tem levantado suspeitas de que exista um plano desenvolvido pela administração municipal para precarizar a mão de obra dos médicos no serviço público municipal. O Sindicato está atento à questão.

Sobre o fato de que há apenas 2 médicos faltando no quadro, ficou a impressão de que os médicos cirurgiões do HPS estão exagerando nas suas afirmações ou que o Prefeito está mal informado e está minimizando um problema muito sério. O direito a férias regulamentares dos plantonistas do HPS, que não tem sido assegurado pelo empregador por falta de provimento de substitutos, segundo o que foi noticiado, não foi assunto tratado nesse encontro.

Sobre a má remuneração os médicos, o Prefeito disse que já trata do assunto com o sindicato da categoria. Só que ainda não nomeou a comissão bipartite que vai tratar da construção de um PCCS dos médicos da Prefeitura de Juiz de Fora. A comissão, proposta pelo Sindicato, foi aceita pela Prefeitura. E o Sindicato aguarda a nomeação da Comissão. A Comissão de Saúde da Câmara deve estar ciente disso.

Sobre a falta de materiais, insumos, equipamentos e medicamentos, o Prefeito declarou, segundo foi noticiado, que a Secretaria de Saúde está a par e vai solucionar o problema e que há medicamentos substitutos para os que estão faltando. O Prefeito deve estar sendo vítima de desinformação originada na subsecretaria de Urgência e Emergência. E, quando ao fato da Secretaria de Saúde está a par, é bom lembrar que a Secretaria está acéfala, aguardando há semanas a nomeação da nova secretária, já que a atual declarou que está tendo insuperáveis dificuldades em conciliar sua vida profissional particular com o cargo público que ocupa. A acefalia da Secretaria de Saúde deu motivo a queixas até de vereadores que estão alinhados com a atual administração.

hpsbanner02072009.jpg

Publicado pelo Wordmobi

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: