Especialidades médicas: governo desiste de controlar formação e certificação de médicos especialistas.

Especialidades médicas: governo desiste de controlar formação e certificação de médicos especialistas.

Aparentemente os representantes do governo recuaram da posição inicial e aceitaram que o modelo de formação e de certificação de especialistas não será mais decidido nos gabinetes do Ministério da Saúde. Depois da classe médica ter sido prejudicada no caso do Mais Médicos sem revalidação, na carreira de estado e na regulamentação da Medicina, teve uma prova de que sua luta e resistência não são vãs. 

Decreto não interferirá mais na formação dos médicos especialistas 

A decisão foi tomada nesta quinta-feira durante a segunda reunião do Grupo de Trabalho para reformulação do Decreto 8.497/2015. A principal preocupação da Associação Médica Brasileira (AMB) era com as brechas legais abertas por artigos no decreto, que permitiam que o governo interferisse unilateralmente nas formas de certificação dos médicos especialistas no Brasil e na qualidade da formação desses profissionais.
A garantia de que o decreto não irá interferir na formação dos médicos especialistas é consequência do acordo feito pelo Grupo de Trabalho formado por representantes do governo, das entidades médicas e da Câmara dos Deputados.
Em linhas gerais, o acordo prevê que o decreto normatize o Cadastro Nacional de Especialistas e garanta segurança jurídica para o modelo vigente de formação de especialistas, conduzido desde 2002 pela Comissão Mista de Especialidades

Telegrama Sindical: Especialidades médicas: governo desiste de controlar formação e certificação de médicos especialistas..

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: