FRAGILIDADE DO PSF É FALTA DE POLÍTICA DE RECURSOS HUMANOS.


O Sindicato dos Médicos de Juiz de Fora, através de seu comunicado sindical “Fax Sindical” tem revelado sempre preocupação com a situação dos profissionais que atuam no PSF em Juiz de Fora e nas cidades que compõe a área de atuação do Sindicato. Não há uma política de recursos humanos que possa dar estabilidade e transparência ao funcionamento do programa. O Sindicato tem procurado contato com o atual secretário de Saúde do município para tratar da questão. A ação do Ministério Público do Trabalho tem sido muito importante para assegurar o cumprimento da Lei e forçar o gestor público a se submeter aos ditames legais. A matéria abaixo revela que a questão de gestão de pessoas tem sido negligenciada quando se trata de PSF.


Política de gestão de pessoas é tabu quando se fala em PSF.


Exposição mostra 15 anos de atividades desenvolvidas pelo Programa de Saúde da Família. Expositores só não explicam à opinião pública e aos usuários da sistema a inexistência de uma política justa de gestão de pessoas no Programa. A precariedade da contratação de profissionais, em especial médicos, tem se revelado uma dificuldade crescente para o programa. Os trabalhadores ficam inseguros pela ausência de um plano de cargos, carreiras e salários que os situem, com exatidão, dentro do serviço público. Exercem uma função típica de Estado que como tal não é reconhecida. Já houve denúncias de casos de irregularidades na contratação de pessoas para atuarem no PSF.


Esperamos que as futuras referências ao PSF incluam uma discussão consistente e eficaz sobre uma política de gestão de pessoas. A competência para essa discussão está no Ministério da Saúde, bem como as responsabilidades disso decorrentes.



A notícia é da Agência Brasil (acesse a página clicando aqui).

5 de Agosto de 2008 - Exposição apresenta ações desenvolvidas em 15 anos do Programa Saúde da Família - Agência Brasil -Brasília - Começa hoje (5) e vai até sexta-feira a 3ª Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família, em comemoração aos 15 anos do programa. Promovida pelo Ministério da Saúde, a mostra terá a participação de 6 mil pessoas. Serão exibidos trabalhos acadêmicos e das equipes do programa. Foram inscritos 4.490 estudos e 3.665 foram selecionados para a apresentação.Além da mostra, o ministério organizou no mesmo local um seminário e um concurso nacional de experiências em saúde da família.

Para o seminário internacional estão previstas cinco mesas redondas, com convidados da Inglaterra, Canadá, Bélgica, Colômbia, Chile e México.Segundo informou o Ministério da Saúde, a idéia é promover a troca de experiências de sucesso em modelos desenvolvidos em outros países. A programação será aberta às 19h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.



***TAGS***



BlogBlogs.Com.Br , Pingar o BlogBlogs, Technorati Favoritos, ,

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Trackbacks

Deixe um comentário