Alguns fatos sobre as eleições de Juiz de Fora

As eleições recentes em Juiz de Fora permitem aos eleitores algumas conclusões e aos políticos algumas lições. As eleições foram atípicas, porque não havia a disputa oposição x governo que costuma marcar as eleições em todas as cidades do Brasil. O motivo foi o vergonhoso desmoronamento da administração anterior, deixando a cidade aos cuidados de um governo de transição. Nessa eleições se encontraram as figuras dos homens que dominaram a Prefeitura de Juiz de Fora desde 1982. Tarcísio e Custódio como candidatos. Bejani, na condição de um fantasma político.

Fato 1: a era Bejani foi sepultada como fenômeno político sério e importante em Juiz de Fora. Passou para o folclore e a vida marginal. Simbólico: quando foi votar no bairro Grama o ex-prefeito e ex-presidiário foi vaiado, cuspiram e jogaram água nele e seu carro foi depredado. Não apoiamos atos de vandalismo, que fique claro. Mas lembramos da constatação que a seção eleitoral onde votou o Prefeito, em outros tempos, deu-lhe votação consagradora. Hoje ele é atacado pelos eleitores ao ir exercer seu direito de votar.

Fato 2: o povo de Juiz de Fora não perdoou o ex-prefeito pelo estrago que ele fez nos cofres públicos e na imagem da cidade. Os três candidatos a vereador mais votados (Bruno Siqueira, Rodrigo Mattos e Isauro Calais) foram os que compuseram a CPI da Câmara que condenou Bejani.

Fato 3: da antiga Câmara Municipal houve renovação da maioria das vagas. Apenas oito vereadores mantiveram seus mandatos. 11 não se reelegeram.

Fato 4: o PTB, partido de Bejani, não vez nenhum vereador. Nem Vicentão, tradicionalmente bem votado e reeleito em várias legislaturas. O presidente do PTB, o ex-vereador Rogério Ghedin, reconheceu em entrevista à TV Panorama, o estrago de Bejani à imagem do partido em Juiz de Fora. Ghedin e o PTB apoiaram o tucano Custódio de Mattos no primeiro turno.

Fato 5: o ex-Prefeito Tarcísio Delgado, ficou fora do segundo turno. O ex-Prefeito, ninguém diga o contrário, ama muito a sua família. Fez de seu filho deputado federal. O ex-Prefeito declarou em entrevista à televisão que deixa a condição de líder e passa à de liderado. Que sobre as eleições vai ouvir o seu filho. Nota: seu filho é de outro partido, o PSB, o mesmo de Márcio Lacerda em Belo Horizonte e que tem sido usado em Minas como linha auxiliar pelo PSDB de Aécio Neves. A opinião dos eleitores sobre Tarcísio sem dúvida ficou prejudicada pelo fato de sua filha ter dirigido a FUNALFA durante o Governo Bejani (muita época se espantou na época com a imagem dela beijando a mão do Bejani) e pelo apoio declarado de Júlio Delgado a Bejani no segundo turno das eleições. Um dos candidatos a Prefeito transmitiu, no horário eleitoral, o vídeo de Júlio transmitindo esse apoio. Embora Tarcísio nunca tivesse dado publicamente qualquer declaração a favor de Bejani, foi prejudicado pela performance de dois de seus filhos. Para muitas pessoas isso pareceu uma transigência excessiva de Tarcísio em relação ao que acontecia na Prefeitura de Juiz de Fora.

Technorati : , , , , , ,
Flickr : , , , , , ,

About these ads
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

  • dennis  On 15 -outubro- 2008 at 2:05 pm

    gostaria que uma equipe de tv, radio ou jornal viesse ate recreio, cidade localizada na zona da mata a 33km de leopoldina-mg, entrevistar moradores de diversos bairros com prioridade ao bairro alto do asilo, sobre as eleiçoes municipais 2008. A populaçao como voces poderao confirmar caso visitem nossa cidade, esta aterrorizada e inconformada com o resultado das eleiçoes, portanto, se desejarem confirmar os fatos nao deixem de vir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.051 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: