BRASIL: APAGÃO DA SAÚDE. RETRATOS DA CRISE – SALVADOR-BA.

BRASIL:APAGÃO DA SAÚDE. RETRATOS DA CRISE. NA BAHIA MÉDICOS SEM MOTIVAÇÃO DESISTEM DE PLANTÕES DE ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA.

Mais uma vez repetimos, com base em fatos noticiados e notórios, que falta ao SUS uma política de gestão de pessoas que dê aos profissionais médicos, portadores do conhecimento médico e indicados para usá-lo em benefício das pessoas, motivação para o seu importante trabalho. Essa constatação ainda não obteve resposta entre as pessoas que têm nas suas mãos as alavancas do poder. Não ecoou nas equipes econômicas. Ecoa nos jornais, nos debates eleitorais, em discursos de congressistas, nas pesquisas de opinião e na voz dos sindicatos que defendem o SUS e o serviço público.

Para demonstrarmos, mais uma vez, a densidade e robustez de provas que se acumulam sobre a nossa bandeira de luta, vamos aqui citar mais um caso.

Serviços essenciais são paralisados. Problema de gestão. Gestão de pessoas.

Aqui Salvador

Falta de médicos deixa pacientes sem atendimento

Quem precisou de atendimento de emergência no 6º Centro de Saúde Dr. Rodrigo Argolo, em Tancredo Neves, e no Centro de Saúde de Valéria ficou sem assistência. Durante o dia, dezenas de pessoas procuraram as unidades e foram surpreendidas com a notícia de que não havia médicos. No posto de Tancredo Neves, embora funcionários classificassem a situação como atípica, os usuários alegavam que trata-se de um problema crônico. Os pacientes que chegavam à unidade eram orientados a buscar o posto mais próximo, em Pernambués, ou o Hospital Geral Roberto Santos.

Moradora da localidade de Arenoso, a cozinheira Ilza Brito, 46 anos, ficou indignada ao ser informada de que precisaria se dirigir a outra unidade com a filha, que apresentava quadro de vômitos, suor frio e tontura. “Toda vez que venho aqui é a mesma coisa. Pago meus impostos em dia e quero ter meu direito garantido. Se a gente não tem dinheiro tem que morrer em casa, é?”, exasperava-se. Na sala de sutura, uma enfermeira limpava os ferimentos provocados por uma queda de cavalo no joelho do adolescente Taílson Pereira Araújo Santos, 15 anos. Porém os pontos só seriam dados no posto de Pernambués, segundo a irmã do paciente, Taciana Pereira Araújo.

***TAGS***


BlogBlogs.Com.Br , Pingar o BlogBlogs, Technorati Favoritos, ,

Technorati Tags: , , , , , , , , , ,

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário