Projeto incentiva trabalho precário.

A CUT repudia o Projeto de Lei 4.302/98, que facilita a precarização das relações de trabalho. Entre outras coisas, ele permite a ampliação do prazo de contratação de mão-de-obra temporária. Na área de Saúde o projeto causa preocupação, haja vista que, mesmo ao arrepio da legislação trabalhista vigente, instituições de saúde pública e privadas tem se valido de cooperativas desvirtuadas para alugar precariamente mão-de-obra.

O projeto foi apresentado nos idos do Governo tucano de FHC, onde havia uma forte influência de idéias de economistas neoliberais e a regulamentação do trabalho era atacada insistentemente. Uma das idéias para o aniquilamento de conquistas e garantias dos trabalhadores propostas pelos tucanos era a realização de uma reforma trabalhista fatiada, que permitiria inclusão de itens como a expansão do trabalho temporário.

Tais medidas têm como conseqüência a instabilidade no trabalho, o aumento do estresse ocupacional, facilitação do assédio moral, perda de renda pelo trabalhador, contribuindo para aumentar a já desumana distribuição de renda no Brasil.

A notícia sobre o repúdio da CUT ao projeto de lei aprovado pela Comissão de Trabalho da Câmara pode ser conferida em http://tinyurl.com/5bx5pv .

O texto do projeto de lei pode ser conferido em http://www.camara.gov.br/sileg/MostrarIntegra.asp?CodTeor=14404 .

E um comentário feito por advogado especializado em assuntos trabalhistas pode ser lido em http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=2308 .

Technorati : , , , , , , , ,
Zooomr : , , , , , , , ,

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Eduardo Fróes  On 27 -outubro- 2008 at 4:19 pm

    UAI, mudaram o formato do site ou eu estava lendo um site ficticio.
    Ainda bem que não postei nehum comentário, ACN(N não M) está querendo me pegar pelo pé, ou melhor, pela escrita…

    Curtir

Trackbacks

  • Por Geraldo_Sette no diHITT em 23 -outubro- 2008 às 3:09 pm

    Sindicatos repelem projeto que incentiva trabalho temporário….

    A CUT emitiu nota repudiando projeto que amplia o trabalho temporário no Brasil. Esse projeto, que foi proposto na época do Governo tucano de FHC, permite que empresas contratem por mais tempo empregados temporários, dificultando a criação de vaga…

    Curtir

Deixe um comentário