IPSEMG – PREVIDÊNCIA DO SERVIDOR PÚBLICO MINEIRO SOFRE RISCO DE PRIVATIZAÇÃO.

Deputados estaduais sensíveis aos riscos que ameaçam o futuro da Previdência dos servidores públicos estaduais de Minas conseguem uma audiência pública sobre o tema. O Movimento em Defesa do IPSEMG e sindicalistas mineiros, inclusive o Presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, terão ocasião de expressarem seus pontos de vista sobre o futuro do IPSEMG. Uma das mais tradicionais instituições previdenciárias para os servidores públicos do Estado de Minas Gerais, foi duramente atacada na época do Governo de Eduardo Azeredo. Agora o governo tucano do Aécio Neves volta à carga. Um dos riscos é a transferência do plano de saúde do órgão previdenciário público para uma empresa estrangeira. A notícia está no site na Assembléia Legislativa mineira. A página é http://www.almg.gov.br/Not/BancoDeNoticias/Not_705011.asp. A transcrição está abaixo:

Deputados debatem denúncia de privatização do Ipsemg
Preocupados com denúncias de sucateamento e ameaça de privatização do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), os deputados Carlin Moura (PCdoB) e Almir Paraca (PT) solicitaram uma reunião com representantes do governo, da instituição e outros para buscar esclarecimentos. A audiência será realizada pelas comissões de Administração Pública e de Participação Popular da Assembléia Legislativa de Minas Gerais e está marcada para a próxima terça-feira (19/8/08), às 16h15, no Plenarinho I. Os parlamentares também querem ouvir explicações sobre a política de assistência à saúde e o atendimento prestado pelo Ipsemg aos servidores públicos estaduais, além de discutir a situação salarial e as condições de trabalho dos servidores daquele instituto.

O requerimento para a reunião foi feito a partir de denúncias enviadas aos deputados por diversas entidades que compõem a Frente em Defesa do Ipsemg-Saúde, entre elas a Associação de Contribuintes do Ipsemg (Ascon) e a Associação dos Jornalistas do Serviço Público (Ajosp). De acordo com uma carta-aberta divulgada pela Frente, o Ipsemg vem sendo sucateado por sucessivos governos estaduais, chegando a uma situação pré-falimentar, com impacto direto sobre o atendimento à saúde, “que deixou de ser modelo na América Latina para se transformar em pesadelo para usuários e contribuintes”.

Além disso, continua o documento, o Ipsemg corre o risco de ter sua estrutura de saúde privatizada, pois uma empresa norte-americana foi contratada em 2007 para apresentar um plano de reestruturação do instituto e uma das soluções visualizadas pelo governo do Estado é a implantação de um plano de saúde que poderia ser prestado pela iniciativa privada. “Portanto, o que se vislumbra agora é a completa destruição do Ipsemg enquanto instituição”, conclui a Frente em Defesa do Ipsemg-Saúde.

Em maio, médicos do instituto fizeram uma greve por melhores salários e condições de trabalho. Representantes da categoria, na ocasião, reclamaram das deficiências, como falta de material de atendimento, entre eles soro fisiólogico, curativos e equipamentos como sonda.

No início de julho foi aprovado na Assembléia, o Projeto de Lei (PL) 2.475/08 do governador, que reajustou os salários dos servidores do Ipsemg. O projeto foi transformado na Lei 17.717, em 11 de agosto e garante um reajuste de 5% do vencimento básico, retroativo a janeiro deste ano. O reajuste foi concedido para as carreiras de auxiliar, técnico e analista de seguridade social, e não será deduzido do valor recebido pelo servidor relativo à Vantagem Temporária Incorporável (VTI).

Convidados: Foram convidadas as seguintes personalidades: secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena; promotor de Justiça e Coordenador da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, Eduardo Nepomuceno de Souza; presidente do Ipsemg, Antônio Abrahão Caram Filho; presidente da União Nacional dos Servidores Públicos, Sebastião Soares; presidente da Associação dos Contribuintes do Ipsemg, Moisés de Oliveira Melo; e presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed), CristianoGonzaga da Matta Machado.

Technorati Tags: , , , , , , ,
Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação – 31 – 2108 7715


***TAGS***


BlogBlogs.Com.Br , Pingar o BlogBlogs, Technorati Favoritos, ,

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Luziane Parrela de Sousa Almeida  On 22 -março- 2011 at 1:09 pm

    E o nosso reposicionamento? E o aumento, sai ou não sai,sou funcionária do ipsemg há quase 27 anos em Brasília de minas. Quero mais esclarecimentos, adoro esta casa.

    Curtir

  • gh7a  On 7 -maio- 2009 at 8:08 pm

    O IPSEMG é um patrimônio do servidor público estadual mineiro e não pode ser transformado em serventia de políticos descomprometidos com as questões previdenciárias do servidores públicos e nem fatiado pelo governo de Aécio Neves como se fosse um negócio qualquer. É bom que todos os funcionários estaduais, que dependem do IPSEMG e o sustentam com suas contribuições fiquem alertas quanto ao que se passa lá. Os fatos denunciados aqui representam uma queda de qualidade na assistência. E, pior ainda, a desativação parcial dos serviços de Psiquiatria poderá deixar o usuário do IPSEMG em Belo Horizonte em situação difícil, já que a cidade, sabidamente, tem uma assistência pública deficiente nessa área, sendo difícil às pessoas terem acesso a uma consulta com um psiquiatra.

    Curtir

  • Valeria  On 7 -maio- 2009 at 2:34 pm

    Meu nome eh Valeria,
    Voces antes de escrever algum comentario, deveriam primeiro estudar portugues.
    Quanto a Medica Residente Sarah pare de se preocupar com assuntos do Ipsemg e va estudar.

    Curtir

  • maria das dores caldeira de figueiredo  On 13 -janeiro- 2009 at 7:15 am

    Sou filiada ao sindicato do ipsemg,gostaria de saber o que o sindicato esta reindicando pela categoria,quanto o vale trasporte,tenho colegas que pagam de passagem dez reais por dia ,isso e um absurdo ,funçao publica a um boato e o sindicato nem siquer faz uma reuniao para esclarecer o que esta acontecendo? Estou pensando em sair do sindicato.

    Curtir

  • sarah  On 11 -novembro- 2008 at 9:03 pm

    Meu nome é Sarah e sou residente do Hospital Geral Governador Israel Pinheiro, parte do IPSEMG. Como parte desse processo de sucateamento do IPSEMG, a nova gerência acaba de anunciar uma drástica redução nas vagas de Residência Médica. Sabemos que os residentes representam grande parte do corpo clínico do Hospital e também do Centro de Especialidades Médicas, de modo que essa redução irá prejudicar diretamente o atendimento ao servidor, não só em quantidade mas também em qualidade. Dessa forma, venho manifestar a minha indignação em relação a atitudes como esta, que mostram o descaso das autoridades para com a insituição histórica que é o IPSEMG. Espero poder contar com o apoio dos servidores e demais interessados em preservar o IPSEMG como instituição que vise, em primeiro lugar, o atendimento digno e de qualidade ao servidor.

    Curtir

Deixe um comentário