APAGÃO DA SAÚDE: SAÚDE NOS DEBATES ELEITORAIS DO RIO DE JANEIRO.

O debate eleitoral volta a envolver a questão da saúde. Desta vez no Rio de Janeiro. O governador do Rio de Janeiro, que parece gostar de coisas precárias quando o assunto é saúde, construiu unidade de saúde em área imprópria e entra em conflito com Prefeitura. O secretário de Defesa Civil do Estado defende o governador Cabral, alegando que os cariocas passaram a morrer menos de infarto após a construção das novas unidades. A presença da saúde no debate político, lembrada pelo secretário, tem sido importante. O período eleitoral sempre trouxe o tema à tona. Os problemas de financiamento e gestão, embora não discutidos seriamente, formam um pano de fundo em todas essas discussões. O gravíssimo problema da gestão de pessoas na área de Saúde ainda não atingiu os debates. Poderá ainda vir à tona. É esperar para ver.

Abaixo está o link da notícia sobre a disputa na Saúde Pública no Rio de Janeiro, do Jornal do Brasil, e a transcrição da matéria para apreciação dos interessados.

JB Online :: TR- Inauguração de UPA vira disputa entre Cabral e Cesar – 26/08/2008

Inauguração de UPA vira disputa entre Cabral e Cesar

Felipe Sáles, Jornal do Brasil

RIO – Principal vedete do debate eleitoral, as Unidades de Pronto–Atendimento (UPAs) 24 horas – cuja 10ª foi inaugurada nesta terça-feira em Botafogo – acirrou os ânimos entre o prefeito Cesar Maia e o governador Sérgio Cabral, que acusou o alcaide de dificultar a instalação das unidades por conta do processo eleitoral. A UPA de Botafogo já vinha sendo alvo de polêmica porque, no espaço onde foi erguida, seria construída uma praça e um pólo gastronômico. Embora Cabral tenha ressaltado que a unidade não impedirá a construção da praça, o Ministério Público já iniciou uma investigação que poderá resultar na transferência da recém-inaugurada unidade.

Além de duas faixas erguidas no prédio vizinho à UPA, não houve manifestações durante a inauguração. A briga, porém, pode continuar na Justiça. A promotora Rosane da Cunha Gomes instaurou um inquérito civil público e receberá até o fim desta semana informações para decidir se pede a transferência da UPA, que teria sido construída numa área não-edificante. Segundo a prefeitura, todas as áreas remanescentes do metrô são consideradas Áreas de Especial Interesse Urbanístico.

– Se a denúncia de fato for procedente, não haverá saída: o Estado terá de transferir a UPA para outro local – explicou a promotora.

Cabral defendeu que a área é um terreno do Estado, ressaltou que a praça ainda será construída e acusou Cesar Maia de colocar interesses eleitorais acima do interesse público.

– Qual o problema de uma praça integrada a uma unidade de saúde? No mundo inteiro é assim – questionou Cabral. – Eu acho lamentável o sujeito que fica usando artifícios legais para prejudicar a população por causa do processo eleitoral. Essa instrumentalização do poder público para a eleição é muito feia.

Maia: “Cabral é inconfiável”

O governador criticou a prefeitura por ter proibido a construção de uma UPA no Parque Ari Barroso, na Penha, ao lado do Hospital Estadual Getúlio Vargas. Maia, porém, rebateu dizendo que é proibido construir num parque. E disse que, se Cabral quiser, devolve todas as áreas que foram municipalizadas pelo Estado no início do ano passado, quando os dois estavam em lua-de-mel.

– O Estado só transferiu custos. Se quiser, devolvo – defendeu-se. – Não houve interferência política nas UPAs, apenas interferência da lei. Cabral está muito parecido com o que era na presidência da Alerj: inconfiável. Deve se cuidar.

Cabral ainda defendeu o candidato do PMDB, Eduardo Paes, de ter gravado um dos programais eleitorais na UPA e, com ironia, disse não saber por que os outros candidatos não fazem o mesmo com os governos que defendem. A unidade de Botafogo foi a 10ª construída na capital e, segundo Côrtes, mais 10 serão entregues até o fim do ano.

– O sucesso é inquestionável, tivemos 50% menos mortes por enfarte – exaltou. – Não importa o nome do projeto. Fico feliz que a saúde entre no debate político.

[22:24] – 26/08/2008
BlogBlogs.Com.Br , Pingar o BlogBlogs, Technorati Favoritos,

Technorati Tags: , , , , , , ,

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário