APAGÃO DA SAÚDE: MAIS UM RETRATO DA CRISE – BRASIL – PARÁ – INICIA A GREVE NA SANTA CASA DE BELÉM.

APAGÃO NA SAÚDE: GREVE NA SANTA CASA DE BELÉM.


Recentemente a Santa Casa de Belém ficou tristemente famosa, com destaque no noticiário nacional e internacional, pela mortandade de bebês. Apesar de, aparentemente, esse episódio ter causado pouco impacto no Governo Federal, foi muito discutido na ocasião e continua sobrevivendo na memória das coisas tristes para muitas pessoas. De lá para cá pouco mudou quanto ao financiamento e a gestão dos negócios públicos da Saúde. E, ao que parece, muito pouco mudou na Santa Casa de Belém.


O blog do Dr. Waldir Cardoso (link e transcrição abaixo) nos informa do início da greve. Nos ensina que greve não se inicia dentro do sindicato, mas só a partir do momento que os profissionais de uma unidade chegam ao seu limite e têm disposição para o enfrentamento. Relata o assédio contra os grevistas: ameaças feitas por um magnate ligado à casa civil do governo Ana Júlia. Uma leitura que vale a pena.

Começa a greve na Santa Casa « Waldir Cardoso – link para o blog do Dr. Waldir Cardoso.

Começa a greve na Santa Casa
Postado no Agosto 25, 2008 de waldircardoso

A greve dos médicos da Santa Casa começa forte. Os médicos estão determinados. A preparação foi longa e confesso que temi o esvaziamento do movimento. Ao contrário dos incautos e dos comentários levianos daqueles que conhecem o movimento sindical, uma greve não pode ser criada dentro da entidade sindical. Ela depende do ânimo dos trabalhadores envolvidos. Nesta época eleitoral não são poucos os críticos do SINDMEPA que nos acusam de não ter realizado movimento de greve no HPSM da 14. Simples. Os médicos do hospital ainda não chegaram ao seu limite. E o limite ninguem sabe qual é. Eu gostaria de ter a fómula da greve. Só que ela não existe.

O governo estadual, através de um magnate da Casa Civil, já ameaçou demitir todos os médicos concursados que estão em estágio probatório e cortar os plantões extras dos médicos da maternidade. É risível. Aliás os médicos só faltaram gargalhar das ameaças. Primeiro porque acabar com os plantões extras é um dos objetivos da greve. Segundo porque praticamente todos os médicos da maternidade e a maioria dos da neonatologia estão no período probatório. Vão demitir todos?

A notícia ruim para o governo é que os demais trabalhadores estão se organizando para aderir à greve dos médicos. Eles têm assembléia geral hoje, segundo informações da companheira Neide, do SINTSEP.

São 15:05 e a reunião que ocorre no Ministério Público entre a SESPA, Sindicato dos Médicos e Promotoria de Justiça ainda não acabou. O MP, tardiamente, tenta um acordo que me parece imposssível. Aliás, o MP está pródigo em omissão, no passado recente. Deixou o “circo pegar fogo” para tentar a mediação. Como o governo não cede sem greve, o MP ficará contra nós e ingressará na justiça pedindo a ilegalidade do movimento. A justiça concederá a liminar em tempo recorde e, como sempre, sem ouvir os grevistas. Este filme já passou várias vezes. Por isso já estamos preparados.

O início de incendio no berçário da Santa Casa causado por curto circuito em um ar condicionado mostra bem a situação de abandono em que se encontra o hospital. E o risco de trabalhar lá.

Nota triste desta situação toda posso constatar em minhas andanças do momento. Há um medo generalizado das grávidas em realizar seu parto na Santa Casa. Tenho feito, sistematicamente, a pergunta “Onde você vai ter o seu bebê?” às grávidas que encontro na periferia na periferia de Belém. A resposta, em geral, é: “não sei. Menos na Santa Casa”.

***TAGS***


BlogBlogs.Com.Br , Pingar o BlogBlogs, Technorati Favoritos,


Technorati Tags: , , , , , , , , , ,

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário