Porto Alegre: protesto contra privatização da saúde.

Há os que, desconhecendo fatos históricos das instituições de saúde no Brasil, acreditam que privatização e precarização de mão-de-obra constituem uma proposta válida de gestão em Saúde. A idéia merece reprovação de todo movimento sindical. O problema da gestão do sistema público da saúde é evidente. O seu principal gargalo é a gestão de pessoas e políticas de recursos humanos. E alguns acham que privatização e precarização são a saída para isso. Entre os simpatizantes do neoliberalismo sanitário estão os que querem privatiza o Hospital Conceição, em Porto Alegre. Encontram guarita no Governo tucano do Rio Grande do Sul.

Já houve manifestações em várias grandes cidades brasileiras contra as fundações públicas de direito privado. Agora foi a vez de Porto Alegre. O Sindicato dos Médicos e outras entidades sindicais e associativas ligadas à Saúde realizaram um ato de protesto em Porto Alegre.

A notícia, que transcrevemos abaixo, é da página http://www.jornalcorreiodenoticias.com.br/noticias.asp?noticia=11894

Ato público contra a privatização da Saúde

16/10/2008

Porto Alegre – Diversas entidades ligadas à Saúde realizam um ato público nesta quinta-feira (16), em frente ao Hospital Conceição, a partir das 12h30min, em protesto a mais uma tentativa de privatização do setor. Os manifestantes querem sensibilizar o Congresso Nacional, para que seja rejeitado o Projeto de Lei Complementar 92/2007, o qual prevê a implantação de uma nova figura jurídica, a Fundação Estatal de Direito Privado.

Segundo a vice-presidente do Sindicato Médico do RS (Simers), Maria Rita de Assis Brasil, “o modelo prevê contratação sem concurso público, demissão com critérios duvidosos e abre a porteira ao apadrinhamento, à troca de favores e ao nepotismo com dinheiro do cidadão”.

As fundações estariam ligadas, ainda, às áreas de Assistência Social, Cultura, Desporto, Ciência e tecnologia, Meio Ambiente, Previdência Complementar, Comunicação Social e Turismo.

Além do Simers, participam do ato a Associação de Servidores do Grupo Hospitalar Conceição (Aserghc), Associação de Servidores do Hospital de Clínicas (Ashclin), Associação de Servidores da Ufrgs (Assufrgs), Centro dos Professores do Estado (Cpers), Central Única de Trabalhadores (CUT), Sindisaúde, Sindicato dos Técnicos Agrícolas do RS (Sintargs), Sindadurs, Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs) e Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa).

Technorati : , , , , , , , ,
Zooomr : , , , , , , , ,

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário